segunda-feira, agosto 22, 2005

TÃO ESCURO QUE NÃO QUEREM VER

No dia 3 de Agosto foi evidenciado neste bloog a necessidade de sinalização e iluminação na rotunda que dá acesso ao novo parque industrial. Afinal era um alerta pertinente, pois em todos os últimos fins de semana, tem existido acidentes, obviamente provocados pelas péssimas condições de visibilidade daquela zona.
Será que esta situação não é grave?

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O presidente da Cooperativa para a Auto-Promoção Individual e Sustentabilidade Colectiva caminhava pensativo e pesado ao longo das ruas desertas. A atitude de reflexão notava-se no rosto crispado, no franzir sério do sobrolho, no trejeito torcido do lábio superior, na dilatação constante das narinas numa evidente sensação de nojo pelo que o rodeava.
Há já muito que a ténue preocupação pelos Homens dera lugar a um culto exacerbado do número, do estatístico, do mais básico materialismo acessório. A sua divisa: uma balança de dois pratos em que um homem só colocado num, levanta uma multidão no outro; o seu lema: “eu”.
A cooperativa fora o investimento de uma vida. Inicialmente criada para responder às necessidades de meia dúzia de sócios fundadores, o Presidente soubera transformá-la num importante meio de promoção pessoal, habilmente travestido de preocupações colectivas.
Esta promoção havia-se revelado uma faca de dois gumes. Se, por um lado, era reconhecido e respeitado além burgo, no interior dos seus limites era visto tal como era, e a sua única vantagem residia nos muitos favores que, de uma forma ou de outra, quase todos lhe deviam. É que apesar da crítica constante, do comentário mordaz, da difamação mesquinha a que estava sujeito, ainda era ao presidente que se dirigiam os que as faziam e os que as ouviam, para solicitar favores que sabiam só ele poder fazer. A mediocridade intelectual, a baixeza moral, o mais absoluto compadrio e desrespeito pelas regras básicas da convivência e do bem-estar comum, reinavam no Burgo em cada esquina, em cada Praça, em cada Jardim, em cada igreja apinhada de vozes desconexas, e o poderoso Presidente da Cooperativa era suficientemente inteligente para ver nisto a sua vantagem: na realidade social do Burgo, ELE era o exemplo.
Em tudo isto pensava enquanto se dirigia decidido, preciso como um punhal afiado ao coração do Burgo. Ali, como uma cidade flutuante sobre a cabeça do mundo, como um objecto impossível pairando sobre a incredulidade: a Casa Grande da Quinta.
A Casa Grande assinalava a entrada para terrenos que poucos conheciam. Terrenos cuja extensão e limites se especulavam, mas não se viam, apesar da certeza da sua existência. Era um mundo paralelo, uma outra dimensão.
O Presidente da Cooperativa tivera o privilégio de lá entrar e circular livremente durante um curto período de tempo. Uma relação chegada com os caseiros de então, em especial com o Caseiro-Mor da altura, granjeara-lhe um conhecimento quase absoluto do intrincado funcionamento interno das estruturas de produção. Ocasionalmente, arriscara até uma ou outra sugestão ao funcionamento ou a determinada decisão, e para surpresa, alimento e gáudio do seu já de si desmesurado ego, haviam sido aceites com força e categoria de leis. Foi quanto bastou para que, a pouco e pouco, se fermentasse nele uma ideia nova, cedo transformada em vontade firme, e desembocar numa ambição cega e desmedida que raiava a obsessão: ser Caseiro, e não um Caseiro qualquer, mas Caseiro-Mor.
Quedou-se por momentos no pátio, observando embevecido, hipnotizado, a frontaria pesada. Um ou outro cão aproximou-se cabisbaixo e solícito, cheirando-lhe as botas, abanando o rabo, mendigando uma carícia ou uma palavra seca. Outros retrocederam imediatamente, pressentindo uma ameaça. A maior parte afastou-se, esforçando-se por aparentar uma calma que não sentiam, resistindo à tentação de fugir à desfilada, rosnando entre os dentes baixinho, muito baixinho, de si para si.
O Presidente voltou-se de súbito, praguejou duas ou três vezes aos acossados, espetou um ou dois pontapés aos solícitos, e afastou-se rapidamente tropeçando, e quase caindo, sobre a leitoa que se aproximara curiosa.

22/8/05 23:24  
Anonymous Anónimo said...

Tanta treta para dizer que o PSD vai perder as eleições.

22/8/05 23:50  
Anonymous Anónimo said...

Será que o Guardião sabe quem é o responsável pela sinalizaçãp da obra da rotunda, ou a sua clausura no Castelo só lhe permite saber meias verdades e disparar os tiros que lhe mandam???

23/8/05 01:18  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 23.24 h

É muito feio colocar textos sem indicar a origem. Esse texto com o título "perfil de um caseirável" foi retirado de um post colocado já no mês passado no blog vilafantasma.
Aliás aconselho a sua leitura a todos, embora não tenha nada a ver com ele.

Guardião da Praça

23/8/05 02:12  
Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de indicar o endereço para os interessados.

vilafantasma.blogs.sapo.pt

Guardião da Praça

23/8/05 02:14  
Anonymous Anónimo said...

São engraçados estes textos. E bem escritos. Mas não dizem nada de novo.
Bem, mas na verdade os outros também não...

23/8/05 10:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu não sei quem é o responsável pela sinalização! Quem é?

23/8/05 10:11  
Anonymous Anónimo said...

ó guardião do castelo, és tão cromo. não tens nada mais para atacar?! que insuficiência intelectual... pobrezinho de espírito... se não fosse o sogrinho estavas atrás de um balcão qualquer a servir copos ( era mais a bebe-los...)a tua derrota vai ser um prazer seu rosa murcha!

23/8/05 11:55  
Anonymous Anónimo said...

QUAL FOI O MEU ESPANTO AO VER A LISTA DO PS À CÂMARA DE MONTEMOR... ENTÃO NÃO É QUE APARECE POR LÁ UM INDIVIDUO SENTADO NUMA POLTRONA, QUAL PAXÁ DAS ARÁBIAS, COM UMA POSE IMPERIAL, CHEIO DE IMPORTÂNCIA (QUE JULGA TER)... MAS AINDA MAIS ESPANTADO FIQUEI AO LER A SUA PROFISSÃO: GESTOR!!!! DE QUÊ???!!! SÓ SE FOR DA EMPRESA DO SOGRO, ONDE NÃO PÕE A UNHA NO QUE É VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE. ESTA IMAGEM DEMONSTRA O TRABALHO QUE PROMETEM FAZER, OU SEJA, O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE DE BRAÇOS CRUZADOS, E ESTE FIGURANTE SENTADO DE PERDA CRUZADA NUMA POLTRONA...MAS O QUE É ISTO AFINAL!? MUDAR DE CAVALO PARA MENOS QUE BURRO? NÃO OBRIGADO... O POVO NÃO É CEGO VAI-VOS DAR UMA TAREIA DAQUELAS...

23/8/05 12:06  
Anonymous Anónimo said...

até que enfim um comentário interessante, e, novidade das novidades, verdadeiro.falemos de coisas sérias, sim...vamos lá a continuar...

23/8/05 12:08  
Anonymous Anónimo said...

É pá! Eu prefiro comentar as senhoras (ou meninas)!
Muito jeitosa a Economista-Gestora de Arazede e a Psicóloga de Montemor.
Acho mal terem colocado um foto de corpo inteiro apenas do candidato a presidente.

23/8/05 13:58  
Anonymous Anónimo said...

sim, são melhores q um pançudo...

23/8/05 18:05  
Anonymous Anónimo said...

sim, são melhores q um pançudo...

23/8/05 18:05  
Anonymous Anónimo said...

O ditado já é velho só se atacam as pessoas que fazem ou já fizeram alguma coisa por montemor. Muito mais do que muitos que teriam obrigação, que mais fosse, moral, para ajudar a desenvolver o concelho de Montemor.

23/8/05 18:17  
Anonymous Anónimo said...

estou pasmado com este último coment, atacam pessoas que fazem ou já fizeram alguma coisa por montemor?! por favor, não brinquem, estes malandros mencionados nunca fizeram nada pelo concelho. são uns chupistas de primeira. vivem à custa dos familiares pois senão eram uns tristes. sejam sérios...

24/8/05 09:38  
Anonymous Anónimo said...

Deixem-se de tretas e politiquises porque o assunto é sério. Alguém da nossa familia ou amigo pode ter lá um acidente a qualquer momento, dado que o sitio em questão, está realmente perigoso. É preciso fazer algo e não enterrem a cabeça na areia nem passem a batata quente a quem quer que seja.Não sei se é da competência da Câmara mas se não for esta tem obrigação de fazer pressão ou meter ela mãos a obra.Façam algo que se veja.

24/8/05 10:48  
Anonymous Anónimo said...

Deixem-se de criticas baratas de foro pessoal. Elas normalmente indicam aquilo que quem as faz pensa sobre as pessoas e põem nos outros aquilo que eles próprios são capazes de fazer. Por isso calma, que nem tudo o que parece é. A guerrilha politica é saudável com a troca de ideias, não com a ofensa gratuita e descredibilização de pessoas, que até eventualmente fazem parte de circulos mais próximos do que pensam e até de circulos "perigosos" com muito poder. O facto de serem da oposição não quer dizer que em determinadas alturas seja feito um repto que seja aceite pelo poder, porque outros valores se elevam.Esse poder é muito mais perigoso que o chamado bloco central. Cuidado.

24/8/05 11:21  
Anonymous Anónimo said...

Eu já perguntei de quem era a responsabilidade da sinalização, porque me pareceu que alguém sabia.
Mas das duas uma, ou não sabem, o que significa que só andam a mandar bocas, ou sabem mas não lhes dá jeito dizerem...

24/8/05 11:38  
Anonymous Anónimo said...

Os responsáveis pela sinalização é a empresa responsável pela obra! É escusado estarem sempre a por as culpas na autarquia!! Cá para mim a culpa é do Sócrates...

24/8/05 17:13  
Anonymous Anónimo said...

E pela falta de iluminação também ?
E pela falta de fiscalização?
E pela falta de Obrigação da empresa cumprir com o que está estipulado?
Não terá a autarquia obrigação de fazer cumprir?, pois se calhar será mais fácil ficar á espera que aconteçam as desgraças para depois imputar responsabilidades.
Não será mais fácil prevenir do que remediar?

24/8/05 18:23  
Anonymous Anónimo said...

É! Concordo. Acho que nestes casos a autarquia podia tratar da sinalização e da iluminação e depois "descontava" no pagamento da obra.
Se calhar isto esbarra num sem numero de leis, mas há para aí alguns presidentes de câmara que o faziam à mesma...
É que eu, como e obvio até vejo bem de noite, mas estou só preocupado com os outros...

24/8/05 19:00  
Anonymous Anónimo said...

O Animal que Pesa no Homem
Não se constrói o mundo só com a parte minúscula do homem, que é com que os pregadores do futuro julgam poder construí-lo. Há a outra parte, a interesseira, a comilona, e é essa parte que vós acenais para a ilusão. A parte grossa, a parte animal em disputa, a que dá facadas por causa de uma sardinha, a que dá tiros por causa de um olhar em desafio, a que dá pontapés numa pedra só porque tropeçou nela, ainda que fique ele pontapeado, a que rosna por causa de um osso, a que de todos os horizontes possíveis só distingue o da gamela, a pesada e grossa, a gordurosa. Em nove décimos do homem o que pesa é o animal. E é com o décimo que resta que quereis reinventá-lo. Quereis? Mas é da parte que negais nos outros que vos servis de engodo para a pregação. Meu Deus.

Vergílio Ferreira, in 'Signo Sinal'

24/8/05 22:34  
Anonymous Anónimo said...

Considerações sobre a Vingança
A vingança é uma espécie de justiça bárbara, de tal maneira que quanto mais a natureza humana se inclinar para ela, tanto mais a deve a lei exterminá-la. Porque a primeira injúria não faz mais que ofender a lei, ao passo que a vingança da injúria põe a lei fora do seu ofício. De certo, ao exercer a vingança, o homem iguala-se ao inimigo; mas, passando sobre ela, é-lhe superior; porque é próprio do príncipe perdoar. E tenho a certeza que Salomão disse: «É glorioso para um homem desdenhar uma ofensa». O que passou, passou, e é irrevogável; os homens prudentes já têm bastante que fazer com as coisas presentes e vindouras; não devem, portanto, preocupar-se com bagatelas como o trabalhar em coisas pretéritas.

Não há homem que faça o mal pelo mal, mas apenas na perseguição do lucro, do prazer ou da honra, etc. Porque hei-de ficar ressentido com alguém, apenas pela razão de que ele mais ama a si próprio do que a mim? E se alguém me fez mal, apenas por pura maldade, então, esse é unicamente como a roseira e o cardo que picam e arranham apenas porque não podem de outra forma proceder. A espécie mais tolerável de vingança ainda é aquela que vai contra ofensas que na lei não encontram remédio; mas, por isso, acautelai-vos, investigando se realmente não haverá para cada ofensa uma punição legal; caso contrário, o vosso inimigo ganhará vantagem, porque aliado à lei, terá dois votos contra vós. Alguns, quando exercem vingança, desejam que a pessoa saiba donde partiu o golpe. Isso é mais generoso, porque o prazer parece estar não tanto em arremessar o golpe como em obrigar o inimigo a arrepender-se, mas os covardes, baixos e vis, são como a seta que voa na escuridão.

Francis Bacon, in 'Ensaios - Da Vingança'

24/8/05 22:41  
Anonymous Anónimo said...

As duas últimas citações não foram aqui colocadas ao acaso. Espero que leiam. Se numa primeira leitura não apreenderam nada, voltem a ler. A segunda vez é sempre mais fácil.

24/8/05 22:47  
Anonymous Anónimo said...

Para quem gosta de citações, reflexões, provérbios, máximas, adivinhas, entre outros, aqui vai o endereço:
http://www.citador.pt/index.php

Espero que gostem.

24/8/05 22:55  
Anonymous Anónimo said...

oh Aristóteles:

Era capaz de ser muito mais interessante leres os livros inteiros...

Guardião da Praça

25/8/05 00:38  
Anonymous Anónimo said...

http://www.wikiquote.org/

25/8/05 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Guardião da Praça.

Por acaso até nem li nenhuma das obras das quais retirei alguns excertos. Não quer isso dizer que ainda não o venha a fazer, até porque gosto imenso de ler. Por acaso não tens nenhuma das obras em questão? É que talvez pudesses emprestar-me. Os livros estão caríssimos e eu sei que possuis uma biblioteca considerável.
Digo-te, também, que não é minha intenção acabar com os blogs, até porque, como podes verificar, também dou por aqui umas espreitadelas. Talvez goste de ver por aqui outros temas. Tu não? Já percebi de que adoras que falem mal de uma pessoa da qual não gostas, devido a um caso de índole pessoal. Todos nós cometemos erros na vida. Isso é o que nos distingue das máquinas. Porque não esquecer? Porquê fomentar e acicatar guerrinhas? A vida são dois dias, amigo. Devemos viver cada dia como se fosse o último, porque um dia, inevitavelmente, assim vai mesmo ser. Comentar aquilo que achamos certo ou errado, é um direito que nos assiste. Fazê-lo de forma tosca e grosseira, caluniando e injuriando, é que, na minha modesta opinião, já não me parece certo. Não é isso que se passa, felizmente, na maioria dos teus comments. Até porque a suposta impunidade de escrever anónimamente, um dia pode acabar. E tu, como uma pessoa responsável e com responsabilidades, não se pode dar a esse prazer. Desculpa se te macei.
Cumprimentos.

25/8/05 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Aristóteles:

Por acaso até já li o livro do Virgílio Ferreira e devo tê-lo algures na minha biblioteca que por sinal até nem é má de todo. Também gosto bastante ler, até nos blogs...Aconselho-te umas idas à biblioteca municipal. Também já lá fui muitas vezes.
Também gostaria como tu de ver aqui tratados outros assuntos, mas até ver tem estado difícil. Pode ser que melhore entretanto.
A minha reação aos teus "comentários" foi natural. Um texto ou uma citação em relação ao assunto em questão é interessante. Daí te ter questionado logo quanto ao que pretendias com o texto da ira, mas não respondeste. De seguida uma "enxurrada" de textos e citações...
Quanto àquilo que tu achas que eu adoro está completamente enganado.
Tenho-me limitado a apontar factos e situações de que tenho conhecimento, só isso. Não injuriei ou caluniei ninguém, deves estar a confundir-me com qualquer outro. Se todos utilizassem o seu próprio nome eu faria o mesmo. Não teria qualquer tipo de problema.
Quanto ao MJ tenho a dizer simplesmente que acho que o prazo de validade dele nos BVMV já terminou. Entrou mal, pode ter feito algo em determinada altura (ninguém erra sempre), mas agora é só uma comédia mal encenada e interpretada e como já disse antes,quem se lixa é o mexilhão (população). Em muitos casos nem ambulâncias há para fazer transportes e este assunto até já foi falado em AG's. Não estou a inventar nada.
O problema não é meu, não é pessoal. É um problema de Montemor, que tem que o resolver. Mas parece que tu és daqueles que enterram a cabeça na areia ou que tapam os olhos.
Esqueçer?? Não, pois o problema é grave.
Desejo é sinceramente que não necessites do serviço dos bombeiros nestes tempos próximos.
Não me maçaste nada. Sempre ao dispor.

Guardião da Praça

26/8/05 02:22  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Guardião da Praça:
A “ira” de Aristóteles adequava-se perfeitamente a alguns comentadores que por aqui proliferam. Alguém perguntou qual a conclusão. Agora sei que foste tu, na altura não assinaste, portanto não te poderia responder. Talvez não me tenha expressado de forma clara no último comentário que te dirigi. É obvio que quando te falei em esquecer me referia às tuas razões de ordem pessoal, nunca em relação ao problema da Instituição BVMV. Não “enterro a cabeça na areia” perante um assunto de tão grande importância. Até porque, como tu próprio referes, nunca se sabe quando serei eu, os meus familiares, os meus amigos, enfim, as pessoas de quem eu gosto, a necessitarem de ajuda dessa grande Instituição, das pessoas que nela prestam serviço voluntariosamente ou remunerado. Nem sequer disse que és tu que lanças injúrias ou calúnias, mas sim que as fomentas e acicatas. Para mim, e digo-o com toda a sinceridade, seria bom que as pessoas que fazem falta nos BVMV, e não tenho dúvidas que fazem, pudessem por momentos esquecer todo o ódio de natureza pessoal que sentem, e pudessem voltar a exercer as funções que tão abnegada, altruísta, eficaz e admiravelmente exerceram durante os últimos dez, quinze ou vinte anos. Penso que ninguém foi afastado compulsivamente. As portas não se encontram fechadas. O orgulho motivado por razões de ordem pessoal nunca se deveria sobrepor ao sentido do dever de “homens e mulheres, bombeiros de coração cheio, jovens de ideias frescas, projectos mais modernos e ambiciosos, e Bombeiros de raça e paixão como em todos os outros tempos se sublimaram”. Ninguém pode ter engrandecido outrora uma Instituição e querer a sua destruição no presente. E, já agora, quem era o Comandante nesses dez, quinze, vinte anos, em que esses Bombeiros se sublimaram? A resposta é demasiado obvia e evidente.

Приветствия, мой друг

26/8/05 23:12  
Anonymous Anónimo said...

Continuo nos Bombeiros. Percebo muito bem quem saiu, digo fácilmente, foi obrigado a sair. Percebo, porque compreendo a injustiça, o agravo o desprezo a que foram sujeitos. Todos têm o seu orgulho, ódio, parece-me um exagero. Mas este confunde-se também com o orgulho de terem chegado onde chegaram e da ética (extraordinária) que sempre praticaram com os seus homens. Servi debaixo das ordens deles, sei muito bem de que são feitos. Não esqueça por exemplo que todos os chefes estão solidáriamente na inactividade no quadro. E ainda assim só o Morais Jorge tem razão? Só os outros, aqueles que sempre se esforçaram, que se sublimaram como tantos outros antes deles, que claro têm uma visão de coração, mas ainda assim e tanto quanto consigo racionalizar também a razão do seu lado, só esses devem fazer um mea culpa, suspirarem e entregarem-se em paz ao Comando daquele que após 20 anos faz o que faz (escuso-me a repetir mas se quiser.., ou não acha suficientemente grave?) e depois concorre para a destruição do corpo de bombeiros com o único propósito de ser Comandante, sim, não é voltar a ser bombeiro, é voltar para ser Comandante? Não concordo. A paz é importante. Mas a justiça é mais pródiga. Não acredito, pela maneira como se expressa que seja de aceitar a injustiça. E, já agora, Quem foram os bombeiros que ao sublimarem-se conseguiram com que Morais Jorge, mesmo não sendo bombeiro tivesse o estatuto que teve (e perdeu, hoje em nenhuma corporação à volta o recordam como valioso) dentro da estrutura distrital de Bombeiros?
A resposta é demasiado óbvia e evidente.

Jim Morrison

27/8/05 06:40  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia!
Uns a deitarem-se e outros a levantar. Isto é que é bonito!
Hoje vou dar uma passeata valente, mas antes disso, e enquanto espero pela familia,já agora Sr Aristóteles:
Acha que existe algum projecto para o futuro?
Acha que o novo Comando têm sequer lógica de subsistência?
Que razão acha, então, que teve Morais Jorge para voltar?
Haviam soluções, e o clima até era de paz e tranquila confiança na sucessão, entre os Bombeiros, antes da noticia de que afinal ele era o proposto outra vez. Ou seja que nunca quis sair. Tudo esteve bem até ele tentar aliciar uns e outros, tentando forçar a desunião, com promessas de que o Comando lhes ficaria entregue. Felizmente disseram que não. Estes sim, arriscaram por aquilo que acreditavam. Agora não lhes podemos pedir que aceitem quem lhes fez isto, ou acha que sim? De ânimo leve?
O actual Comandante é o responsável,
Concordo com o "Jim Morrison", Agora faça-se justiça!


Ass: Yoda dos Arrozais

PS: Claro que também gostava que regressassem! Tenho saudades de os ter por companheiros. Mas queira concordar que não pode ser assim!?

27/8/05 07:05  
Anonymous Anónimo said...

Oh Yoda, espero que a viagem tenha sido fixe.
Ontem foi uma noitada do caneco.
Ainda bem que concordas comigo.
Se estiveres cá hoje à noite passa por minha casa.
Abraço

Jim Morrison

27/8/05 20:17  
Anonymous Anónimo said...

Eu concordo com o tareko 23/8/05 13:58 .
Porque não prestar mais atenção ás candidatas, não apenas á câmara, mas também para as freguesias (de ambos os partidos)???
Veram que haverá algumas boas.......surpresas!
;)

29/8/05 16:30  
Anonymous Anónimo said...

Entre escombros, na rudeza
da vetusta fortaleza,
batidas do vento agreste,
empedernidas, cerradas,
há duas arcas pejadas
uma d’oiro, outra de peste.

Ninguém sabe ao certo qual
das duas arcas encerra
o fecundo manancial,
que fartará d’oiro a terra
mesquinha de Portugal,
ou qual, se mão imprudente
lhe erguer a tampa funérea,
vomitará de repente
a fome, a febre, a miséria,
que matarão toda a gente!

E nestas perplexidades
e eternas hesitações,
têm decorrido as idades,
têm passado as gerações;
nas guerras devastadoras,
nas lutas brutais e ardentes
entre as raças invasoras
e as povoações resistentes.

Nunca romanos nem godos,
nem árabes, nem cristãos,
duros na alma, e nos modos,
rudes no aspecto e no trato,
chegaram ao desacato
de lhe tocar com as mãos.

Sempre que o povo faminto,
maltrapilho ou miserando,
fosse ele cristão ou moiro
entrou no tosco recinto
para salvar-se, arrombando
a arca pejada de oiro,

Quedou-se, os braços erguidos,
a olhar atónito e errante,
sem atinar de que lado
vinha morrer-lhe aos ouvidos
uma voz de agonizante,
entre ameaças e gemidos:
- Ó Povo de Montemor,
se estás mal, se és desgraçado
suspende, toma cuidado,
que podes ficar pior!

E nestas perplexidades,
e eternas hesitações,
hão-de passar as idades,
suceder-se as gerações,
e continuar na rudeza
da vetusta fortaleza,
batidas de vento agreste,
empedernidas, cerradas,
as duas arcas pejadas,
uma d’oiro outra de peste.

Conde de Monsaraz



E no ano corrente,
ano de 2005 do Senhor
surgiram de repente,
elaboradas sem primor,
duas arcas infectadas
por palavras envenenadas,
emanadas de gentes de Montemor,
que, apesar da sua formação,
não têm educação
e insultam seja quem for.

Pensei que estas arcas virtuais,
Surgidas neste mundo tão agreste,
Não fossem mais umas das tais
que estão carregadas de peste.

Eu

30/8/05 00:08  
Anonymous Anónimo said...

Gostei deste último comentário, mas é necessário o seu complemento.

…e numa noite de grande nevoiro, D. Sebastião reuniu a plebe e disse “vou-me embora, estou cansado, está na altura de dar lugar a outros”…e assim abandona o seu tão querido território,… mas passadas apenas duas semanas, surgem notícias do oriente, e é aí que surge de novo vindo das bandas do castelo de Montemor, o cansado, o desgastado, o imprescindível, mas também sedoso do poder, D. Sebastião, este que ao ver tanto nevoeiro, tenta de todas as formas destruir o pretenso novo reinado, mas, pensava o mesmo que com a cartada lançada, a vitória era imediata, mas não, foi sim, necessário aliar-se ás mais escrupulosas e vazias mentes que nasceram só para servir no seu reinado. Os adversários eram temíveis, esguios como os seus ensinamentos, inteligentes nas manobras, jogavam sempre limpo, era então necessário partir para outro tipo de tabuleiro, mais negro, mais escuro, onde se encaixaram as cinco peças fundamentais como que saídas de um livro de banda desenhada, e elas são o Pêra Branca, o Barba Azul, o outro Rei, o Branco e a ajuda preciosa de São Mateus. Foi com eles que D. Sebastião iniciou uma nova cruzada, a luta pelo seu abdicado reino. Sem dúvida a vitória chegou, numa noite alegre, e chegou porque a plebe não quis jogar com as mesmas armas, essas armas estavam cravadas de ódio, falsidade e do maior mal que afecta os mais fracos, a inveja. Inveja de se não ser tão inteligente, inveja de se não ser tão leal à causa, inveja de não se ter conseguido em vinte anos o que a plebe conseguiu em dois. Abiu-se uma arca, infelizmente foi a da peste, essa que se está alastrar junto ao hospital velho, e que deixará sequelas que nunca irão sarar, e é com elas que D. Sebastião há-de viver em comunhão com o seu reino.

30/8/05 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Noticia de Ultima hora!!!
Marco gois não vai sozinho às proximas eleições da JS......

30/8/05 17:52  
Anonymous Anónimo said...

FESTAS DO CONCELHO:
É FARTAR VILANAGEM
SARDET E BATATA A SACAREM DO MACHADO (DE NÓS) 40 MIL CONTOS

7/9/05 20:31  
Anonymous Anónimo said...

Mas a praça ainda precisa de guardião? Então aquilo é um deserto de pedra! Não precisa ser guardada que ninguém a quer!!

14/9/05 21:54  
Anonymous Anónimo said...

Então a praça e a rua Dr. José Galvão não tiveram direito a risco? Com a invasão do risco branco, como é que conseguiram escapar?

14/9/05 21:57  
Anonymous Anónimo said...

MOVIMENTO EM DEFESA DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR-O-VELHO

BOMBEIROS e população em geral, a hora é de luta, vamos usar as mesmas armas que foram usadas à 20 anos atrás, nas eleições onde Morais Jorge mobilizou todo o seu compadrio, para o elegerem presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e posteriormente auto promover-se comandante do seu Corpo de Bombeiros.

1 – Vamos angariar novos associados para que possam exercer o seu direito de voto;

2 – Vamos garantir que a presença desses novos associados nos dê a eleição da lista por nós proposta;

3 – Vamos garantir transporte a todos os associados que se queiram unir nesta luta, independentemente de ser em autocarros ou não;

4 - Vamos colocar alguém que dê confiança, seriedade, honestidade e essencialmente, alguém que olhe para esta Associação de modo desinteressado no seu proveito próprio;

5 – Vamos definitivamente unir-nos para acabar com o monopólio da Associação;

6 - Vamos definitivamente acabar com o mau nome que hoje existe do nosso Corpo Activo, perante as Corporações vizinhas;

7 - Vamos definitivamente dizer NÃO à permanência do actual comandante;

8 - A população do nosso Concelho vai dizer NÃO à candidatura da actual Direcção.

ESTE MOVIMENTO SUGERE ÀS PESSOAS MENCIONADAS QUE PENSEM E QUE ACEITEM ESTE DESAFIO EM BENEFICIO DOS SEUS IDEAIS E EM PROL DAS SUAS FREGUESIAS, PORQUE OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR--O-VELHO PROTEGEM TODO O SEU CONCELHO INDEPENDENTEMENTE DO PODER POLÍTICO EXISTENTE

UMA LISTA CONCELHIA PARA SERVIR A NOSSA ASSOCIAÇÃO E O NOSSO CONCELHO


Direcção

Manuel Eduardo Magalhães Portelinha (Arazede)
António Girão Rasteiro (Pereira)
Aurélio Manuel M. Soveral da Rocha (Arazede)
Paulo Jorge Girão M. Redondo (Santo Varão)
Inês de Jesus Gaspar Cardoso (Seixo)
Mário de Oliveira Maia Pardal (Montemor)

Assembleia Geral

Hernâni Óscar Pires Costa Rama (Carapinheira)
Luis Manuel de Oliveira Alves Cantante (Ereira)
António José Mendes C.N. Sérvolo (Gatões)

Conselho Fiscal

José António Freitas Pessoa Bonito (Carapinheira)
José Faria Loureiro (Liceia)
Ana Maria Seiça Lopes (Tentúgal)

23/9/05 11:44  
Anonymous Anónimo said...

o batata fiscal é claramente mafioso
e não é de hoje

em terra de cegos...

4/10/05 12:21  
Anonymous Anónimo said...

bombeiros pró caralho

26/10/05 10:26  
Anonymous Anónimo said...

alguém diz tudo com poucas palavras

26/10/05 14:26  
Anonymous Anónimo said...

AGRADECIMENTO AOS SÓCIOS DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR-O-VELHO

Obrigado por não terem comparecido na última Assembleia Geral, caso contrário estava fodido, não conseguiria aprovar os 3 PONTOS DA ORDEM DE TRABALHOS em menos de 25 MINUTOS, sim 25 MINUTOS porquê duvidam, podem perguntar aos gajos que apareceram às 21:25 HORAS é que mesmo a gaguejar, e só porque os vi a entrar tive de lhes dizer,NADA MAIS HAVENDO A TRATAR DOU POR TERMINADA A ASSEMBLEIA GERAL.
Para que não tenham dúvidas vejam os pontos da ordem de trabalhos:

1º - Aprovação do orçamento para 2005/06 (A minha Associação movimenta mais de 500 mil euros)
a) A este ponto dei 9 minutos e foi aprovado por unanimidade (5 presenças).

2º - Direitos iguais para as mulheres dos sócios.
b) A este ponto dei 13 minutos (foi rejeitado por unanimidade, o gajo que propôs isto é mesmo um tanso)

3º - Diversos
c) A este ponto dei só 3 minutos (não fossem os gajos vir mais cedo para me foderem a cabeça).

Como vêem eu TORRADO, o BUMURICIO, o BRUTUS, O CUMURAIS GEORGE e os nossos serventes KÒKÒ, MAUTEEUS e MELIUS temos tudo sob control(o)...

Ass: Pres. Ass. G. TORRADO GAGO

30/11/05 09:41  
Anonymous Anónimo said...

ARCA DO OURO novamente on-line

10/3/06 23:44  
Anonymous Anónimo said...

1]RICARDO ALVES CORREA VOCE,GANHA DINHEIRO,PAGA AS SUAS CONTAS,E VOLTA///////
Mensagen jose: Mensagem:Por Alegria de si próprio Leia ..Com Certeza
gostara. importante, POR QUE funciona... Imprima uma
cópia deste artigo AGORA, assim você pode ler as informações de
novo depois quando precisar. Eu o prometo que se você seguir as
direções na maneira como é dita, você logo começará a ganhar
mais dinheiro do que você pensou ser possível fazendo algo tão
fácil! Meus amigos todos já fizeram e também estão se dando bem.
Veja: (SUGESTÃO: Leia esta mensagem inteira cuidadosamente!
(imprima e salve). Siga as instruções e veja o dinheiro entrar!
É fácil. É legal. E, seu investimento é só 6,00 (Mais correio).
IMPORTANTE: Este não é um golpe, não é indecente, não é ilegal e
é 99% livre de risco - Funciona !!! Se todas as instruções
seguintes forem cumpridas, você receberá incrível quantidade de
dinheiro. POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO: Por favor siga estas
direções EXATAMENTE, e 3.000 ou mais pode ser seu em 20 a 60
dias. Este programa permanece próspero por causa da HONESTIDADE
e INTEGRIDADE dos participantes. Por favor continue fazendo com
que o programa seja um sucesso aderindo cuidadosamente às
instruções. Aqui estão os 4 passos fáceis para você se dar bem:
ETAPA 1: Adquira 6 pedaços separados de papel e POR FAVOR
escreva o seguinte frase em cada pedaço de papel: ' POR FAVOR,
PONHA-ME EM SUA LISTA DE REMETENTES' (Please add me to your
list) em inglês. E coloque seu nome e endereço logo abaixo.
Agora adquira 6 notas de 1,00 (UM REAL)envolva-as pelo bilhete
que cabou de escrever. Envolva agora o bilhete (que está
com a nota de 1 Real) com um papel escuro para evitar que alguém
que veja a nota não viole o envelope roubando o dinheiro.
Depois, ponha cada um deles em seu respectivo envelope e os
lacre. Você deve ter agora 6 envelopes lacrados, cada com um
pedaço de papel que declara a FRASE acima dita, seu NOME e
ENDEREÇO, e uma nota de 1,00 . Envie então um envelope para cada
um da lista que segue: #1) Ricardo Alves Correa – Rua
Aparecida do Taboado – 202. Vila Brasilandia – São
Paulo – SP – Cep 02814-000 #2) Alex Thimoteo- Rua
Santo Antonio 517 - Camilópolis - Santo André - SP Cep:
09240-070 #3) JJR.007 – Av: Agamenon Magalhães – N°
313. Bairro: Centro Gravatá –PE – Cep 55642-210. #4)
GERALDO M. FERREIRA JR-AV.TEODORICO CAVALCANTE DE SOUZA,471-BOA
VISTA-PINDAMONHANGABA-SP CEP:12401-120 #5)Ricardo Alves Martins
– Rua 05 Qdr.01 Lt. 15 Rs. Vila Brasília Goiânia (GO) Cep
74980-000 #6) JOSE TIXEIRA – Rua General Carneiro –
210 – Vila Santa Helena – Poá – SP –
Cep. 08553-510 # ETAPA 2: Agora tire o nome #1 da lista e eleve
os outros (2 se torna 1, 3 se torna 2, 4 se torna 3, 5 se torna
4, 6 se torna 5 e AGORA O SEU EM #6) e coloque SEU Nome com
endereço como número 6 na lista. ETAPA 3: Tente manter a sua
mensagem o mais parecido possível, com essa. Agora, poste seu
artigo modificado (ou esse meu mesmo) para pelo menos 200 fóruns
ou newsgroups (A UOL diz que em sua homepage existem mais de
20.000 newsgroups, informe-se lá na parte de fórum se você não
souber) tudo TRABALHE PARA VOCE MESMO GANHE DINHEIRO Por Favor, leia
este texto para entender, é muito fácil mesmo!! MULTIPLIQUE SEU
DINHEIRO: Transforme R$ 6,00 em mais de R$ 6.000,00. MUITOS
ESTÃO ENTRANDO NESSE NEGÓCIO DE LUCRO RÁPIDO! Parece piada
não?!Eu também achava, até participar deste negocio. Mas use um
pouco de seu tempo e leia isso, você vai ficar impressionado!!!
SE VOCÊ ESTÁ SEM TEMPO PARA LER OU NÃO ESTÁ DISPOSTO, ENTÃO
COPIE ESTA PÁGINA PARA LER COM CALMA EM UMA HORA DE FOLGA, CREIO
QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER. É SIMPLES E REALMENTE FUNCIONA,
MUITO DINHEIRO COM A INTERNET EM APENAS ALGUMAS SEMANAS!
VOCÊ MESMO PODE COMPROVAR ISTO. LENDO ISTO VOCÊ PODE GANHAR
REALMENTE FUNCIONA! O texto disse para eu enviar 1,00 a cada um
dos 6 nomes com endereços declarados no artigo. Depois de feito
isso, colocar meu próprio nome na posição #6 da lista, e mandar
o artigo para pelo menos 200 fóruns ou newsgroups. (Existem
cheguei à conclusão: ' o que eu tenho a perder fora 6 selos e
6,00? Eu sempre gasto isso quando vou ao shopping lanchar',
jogando na mega-sena, loto, etc.. (eu jogava muito sempre na
esperança). Então eu mandei os desprezíveis R$ 6,00. Bem,
ADIVINHE?... Dentro de 7 dias, 7 (SETE) eu comecei a receber
dinheiro pelo correio! Eu fiquei arrepiado! Fiquei pensando que
havia acabado, mas o dinheiro depois começou a chegar novamente.
Em minha primeira semana, recebi aproximadamente R$ 57,00. Ao
final da terceira semana eu tinha feito um total de mais de R$
1.700,00! Na sexta semana eu tive mais de R$ 5,000. 00 e
continua milhares) Nada mais, só isso e você ganharia muito dinheiro. Eu
chegando. Eu com certeza já gastei muito mais na
loteria e nunca recebi algo igual!! Deixe me falar-lhe como isto
funciona e o mais que você necessita é 200, mas lembre-se, quanto
mais você mandar, mais dinheiro você ganhará! A melhor maneira
de postar é colocar como título, ficando visível para todos, a
frase 'GANHE DINHEIRO NA INTERNET ou COMO TRANSFORMAR 6 REAIS EM
R$ 6.000,00' e para o conteúdo, selecione seu texto no bloco de
notas ou wordpad coloque copiar e depois na mensagem a ser
enviada para os fóruns e newgroups coloque colar. Não é simples!
Isto é perfeitamente legal! Fique com uma cópia destes passos
para você e, sempre que você precisar de dinheiro, você pode
usar isto novamente. POR FAVOR, LEMBRE-SE que este programa
permanece próspero por causa da HONESTIDADE e INTEGRIDADE dos
participantes e ao cumprimento correto das indicações do
documento. Olhe isto deste modo. Se você for honesto, o programa
continuará e o dinheiro que tantos outros receberam virá também
para você, devido à sua contribuição com apenas R,00. NOTA: Você
pode querer guardar todos os nomes e endereços de pessoas que
enviaram dinheiro a você em um computador ou em cópia no caderno
e manter os bilhetes enviados. Assim, cada vez que essa mensagem
é salva e as direções são seguidas cuidadosamente, serão
reembolsados seis sócios pela participação deles como
Contribuintes na Lista com um real cada. Seu nome subirá na
lista a cada remessa de forma que quando seu nome alcançar a #1
posição você já terá recebido milhares de reais em DINHEIRO
VIVO!!! Lembre-se que você só investiu 6,00 (1,00 para cada uma
das seis pessoas listadas acima). Envie agora os envelopes,
apague o #1 a lista, suba o nome dos participantes e adicione
seu próprio nome na sexta posição da lista e você está no
negócio! INSTRUÇÕES PARA COMO POSTAR NOS NEWSGROUPS: Etapa 1:
VOCÊ NÃO PRECISA DIGITAR novamente esta carta inteira para fazer
sua própria mensagem. Simplesmente ponha seu cursor no começo
desta carta e arraste seu cursor para o fundo deste documento, e
selecione 'copiar' do menu editar. Isto copiará a carta inteira
na memória do computador. Etapa 2: Abra o 'bloco de notas' ou
algo parecido e escolha no menu Editar a opção 'colar'. Isto
fará a mensagem aparecer. Etapa 3: Salve o arquivo com um nome
que você escolher e que seja texto(.txt) Etapa 4: Use Netscape,
Internet Explorer ou algum outro navegador e procure vários
newsgroups (fóruns on-lines, cadernos de mensagens, locais de
conversa, discussões.), faça uma simples pesquisa e já surgirão
milhares de fóruns, você vai se admirar da quantidade de pessoas
que conversam todos os dias pelos fóruns. Etapa 5: Entre nesses
newsgroups e poste uma mensagem nova em cada MURAL, AREA ou
ASSUNTO. Coloque o cursor no início dessa mensagem no seu
computador e arraste até o fim do documento e selecione 'copiar'
no menu Editar. Na parte do texto a ser digitado para a mensagem
que vai ser enviada para o newsgroup clique com o botão direito
do mouse no campo com o espaço a ser preenchido e coloque
'colar'. Como Assunto ou título, coloque algo que chame a
atenção como o meu ou invente algo parecido. Envie a mensagem e
pronto, você acabou de enviar sua primeira mensagem! Parabéns...
Tudo que você tem que fazer é ir a outros MURAIS (temas, áreas,
etc.) e fazer de novo o máximo possível (200 mínimos).
*LEMBRE-SE, QUANTO MAIS MENSAGENS VOCÊ ENVIAR AOS NEWSGROUPS OU
LUGARES DIFERENTES, MAIS DINHEIRO VOCÊ GANHARÁ! MAS VOCÊ TEM QUE
POSTAR UM MÍNIMO DE 200* Não se preocupe com os fóruns, existem
MILHÕES de entradas para as suas mensagens, a grande parte, você
nunca ouviu falar. Pronto! Você logo começará a receber dinheiro
dentro de dias! (Dica) Você pode querer alugar uma Caixa Postal
devido à grande quantia de correio que você eventualmente
receberá. Se você deseja ficar anônimo, você pode inventar um
nome para usar, contanto que o endereço esteja certo para que
você receba o dinheiro. * * CONFIRA SEU ENDEREÇO!!! * * Agora o
POR QUE de você receber esse dinheiro: Pessimistamente vamos
dizer que das 200 mensagens que eu envie, digamos que eu receba
só 5 respostas (um exemplo muito baixo). Então receberei R,00
com meu nome na posição #6 na carta. Agora, cada uma das 5
pessoas que há pouco me enviaram R,00 enviam mais o MÍNIMO 200
mensagens para outros lugares diferentes, cada uma com o meu
nome agora na posição #5 e só 5 pessoas respondem a cada uma
dessas 5 pessoas (30 pessoas honestamente participaram de um
total de 1200 mensagens para várias pessoas, um exemplo muito
baixo mesmo), isso é mais R,00 para mim, agora esses 25 fazem
cada um 200 postos MÍNIMOS com meu nome na posição #4 e só 5
respondem para cada um dos 25 que enviaram, eu receberei então
mais R5,00! Agora, essas 125 pessoas postam o MÍNIMO 200 com meu
nome na posição #3 e só 5 respondem cada, eu ganharei mais
R6,00! OK, agora aqui é a parte divertida, cada dessas 625
pessoas postam para um MÍNIMO 200 newsgroups diferentes com meu
nome na posição #2 e cada um só recebem 5 retornos. Isso me
rende mais R.125,00!!! Essas 3.125 pessoas também vão mandar
mensagens a 200 newsgroups com meu nome na posição #1 e se ainda
5 pessoas dos 200 newsgroups de cara reagem eu receberei
.625,00! Com um investimento original de só R$6,00! Incrível!
Quando seu nome sai da lista você só precisa enviar mais R$6.00
e colocar seu nome na posição 6 de uma nova mensagem e posta
mais 200 mensagens novamente. Você deve lembrar que: milhares de
pessoas estão entrando na Internet no Brasil e no mundo inteiro
e estão lendo estes artigos todos os dias, assim como você
agora! Você deveria pegar R$6,00 e tentar ver se funciona? Eu
acho que sim, umas pessoas disseram: 'E se isso não der o
retorno esperado? ' O que são seis reais hoje quando há muito
mais chance de realmente funcionar. Quais as chances disso
acontecer quando milhões de pessoas honestas como você estão se
juntando a esse grupo? Estima-se que entre 20.000 e 50.000 novas
pessoas se juntem à Internet todos os dias e vão para os chats e
newsgroups! Lembre-se, aja RAZOAVELMENTE e HONESTAMENTE e isto
realmente funcionará. QUANTO MAIS MENSAGENS VOCÊ ENVIAR AOS
NEWSGROUPS, FÓRUNS E LUGARES DIFERENTES, MAIS DINHEIRO VOCÊ
GANHARÁ! *** BOA SORTE *** Seja honesto e faça conforme está
aqui, afinal todos tem direito de ganhar, não é! Pense bem e
reflita! Vale a pena, pois o investimento é mínimo (No máximo R$
9,00 INCLUINDO as despesas de correio com as 6 cartas). Procure
respeitar a lista acima, pois você dependerá dessas pessoas para
ganhar o seu dinheiro. Tenha consciência que os nomes da lista
acima estão espalhando o seu nome por toda a Internet assim como
você mesmo vai querer fazer. Não se assuste se você ver outras
dessas mensagens na Internet, pois não atingiram nem 1% dos
fóruns que existe na atualidade. Anote os fóruns que você
utilizar (Bloco de Notas do Windows) ou faça um banquinho de
dados em access para controlá-los e saber em quantos você já
colocou. OBS.: TENHA ABSOLUTA CERTEZA DE QUE ASSIM QUE NÓS
RECEBERMOS SUA CORRESPONDÊNCIA, IREMOS COLOCÁ-LO(A) EM NOSSA
LISTA DE REMETENTES! SALVE ESTA PÁGINA OU COPIE ESTE TEXTO PARA
VOCÊ, PARA QUE POSSA LER COM MAIS CALMA e REFLEXÃO E UTILIZÁ-LA
COMO BASE PARA SEU TEXTO! MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! INSISTO
EM DIZER QUE VALE PENA MESMO! GANHE DINHEIRO COM A INTERNET E

20/4/06 15:50  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » »

7/2/07 05:39  

Enviar um comentário

<< Home