quarta-feira, agosto 31, 2005

PENSAR OU REPENSAR?

A conclusão da equipa de chilenos que acompanhou e ajudou na altura de incêndios em Portugal, constituída bombeiros e técnicos e pela Corporación Nacional Florestal do Chile, diz que Portugal gasta muita água no combate ao fogo e que a parte mais importante do combate ao fogo não está nos meios aéreos, mas sim nos primeiros 15 a 20 minutos de intervenção inicial, com meios terrestres ou brigadas aerotransportadas, conforme o caso.
Será que esta conclusão põe em causa anos e anos de estudo e formação, ou a ser verdade, exige meramente um reajustamento na forma e mentalidade do método processual de combate ao fogo?

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O método dos chilenos não é descabido de todo. Mas em Portugal existe uma grande problema é que os bombeiros esperam o fogo nas estradas de alcatrão por isso e com este método de combate a incêndios florestais gasta-se e continuara a gastar-se muita água.
Os incêndios florestais devem-se combater com os vários métodos existentes sejam eles com agua ou com corta fogos todos eles devem ser combatidos e extintos logo no inicio não deixando que este chega ás proporções gigantescas que se tem visto este ano. Tendo em consideração que as condições climatéricas também não ajudam os bombeiros, mas muitas vezes os incêndios chegam a proporções gigantescas porque as equipas de primeira intervenção não fazem o combate correcto, ó porque tem medo ou tem pouca formação nesta área o que é muito mau para o país. Este é um tema muito problemático por que existe várias ideologias sobre o combate a incêndios de grandes dimensões.
Por isso eu acho que o método dos Chilenos é tão valido como o nosso.

31/8/05 16:54  
Anonymous Anónimo said...

Espero que este tema não se torne mais um motivo para andar a falar mal do MJ e sua comandita. Até porque é um tema muito importante. Se querem fazer alguma coisa e se são sócios daquela associação formem uma lista para a direcção da associação e se mudem as coisas a vosso gosto deixem-se de MERDAS e façam alguma pelos bombeiros não se lembrem deles só quando á fogo ou outra ocorrência. OBRIGADO

31/8/05 16:59  
Anonymous Anónimo said...

This is a excellent blog. Keep it going. Don't miss visiting this site about how to buy & sell avril lavigne concert ticket on interest free credit.

31/8/05 17:33  
Anonymous Anónimo said...

Permalink
Posted by Evan Derkacz at 6:41 AM on August 31, 2005. The human cost is already staggering but the global shockwaves have yet to be tallied.
You have an interesting blog!
broadband phone service site covering broadband phone service related stuff.

31/8/05 17:51  
Anonymous Anónimo said...

como é que os métodos dos chilenos são tão válidos como os nossos se o resultado final é diferente? se eles conseguem resultados e nós tentamos minimizar prejuízos? o sr. da má língua ou é um bombeiro frustrado ou é burro: é claro como água que os métodos de combate aos incêndios em Portugal não resultam, portanto, (e isto não é ter módéstia, é ter vontade de querer fazer mais e melhor, vontade de evoluir) tem que aprender, ter formação, com aqueles que estão mais avançados em termos de métodos e conhecimentos. Temos todos a ganhar com isso. Assim: OS MÉTODOS DOS CHILENOS NÃO SÃO TÃO VÁLIDOS COMO OS NOSSOS. OS MÉTODOS DOS CHILENOS SÃO VÁLIDOS E DEVEMOS APRENDER COM ELES.

31/8/05 20:04  
Anonymous Anónimo said...

A ÁGUA (de Manuel du Bocage)

Meus senhores eu sou a água

que lava a cara, que lava os olhos

que lava a rata e os entrefolhos

que lava a nabiça e os agriões

que lava a piça e os colhões

que lava as damas e o que está vago

pois lava as mamas e por onde cago.


Meus senhores aqui está a água

que rega a salsa e o rabanete

que lava a língua a quem faz minete

que lava o chibo mesmo da rasca

tira o cheiro a bacalhau da lasca

que bebe o homem que bebe o cão

que lava a cona e o berbigão


Meus senhores aqui está a água

que lava os olhos e os grelinhos

que lava a cona e os paninhos

que lava o sangue das grandes lutas

que lava sérias e lava putas

apaga o lume e o borralho

e que lava as guelras ao caralho


Meus senhores aqui está a água

que rega as rosas e os manjericos

que lava o bidé, lava penicos

tira mau cheiro das algibeiras

dá de beber às fressureiras

lava a tromba a qualquer fantoche e

lava a boca depois de um broche.

31/8/05 22:04  
Anonymous Anónimo said...

A INDÚSTRIA DOS INCÊNDIOS:

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...

Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira


Sub-director de Informação da SIC Notícias

Publicação: 04/08/2005, 21:05



Será assim? Se realmente for, estamos todos tramados. Só vai parar quando deixar de existir matéria prima.

31/8/05 23:32  
Anonymous Anónimo said...

Não sei qual é a admiração?
Parte deste método já é ensinado em Portugal, porque é que não é aplicado no terreno?
Enquanto se pensar que na estrada é que se trabalha, não vamos a lado nenhum, basta ver televisão que ela mostra tudo, até com monitores se vê apagar fogos florestais, não me parece um método correcto.
O mal é que a formação não chega aos quartéis, ou então só chega a alguns.

1/9/05 01:07  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo das 20:04 o nosso método não é incorrecto. Se acha que o método dos chilenos é mais válido do que o nosso como é que Sr. Apagaria uma frente onde o calor é de tal forma intenso, se não for a água. Eu concordo com o método dos chilenos em relação aos rescaldos ai sim podara-mos aprender e se for o caso copiar esse método. O Sr. Disse que nós minimizamos os estragos é porque existe bombeiros mal equipados e mal informados, isto é, equipamentos fora da validade e falta de formação em chefes de combate a fogos florestais, entre outras formações úteis para o combate ás chamas. Frustrado não sou, mas sou Bombeiros e com muito orgulho tenho alguma formação e sei o que estou a dizer. Agora o Sr. não sei se sabe o que está dizer ou é um frustrado da vida.

1/9/05 11:58  
Anonymous Anónimo said...

A culpa disto tudo é do Morais Jorge!

1/9/05 13:31  
Anonymous Anónimo said...

E ñ só do Morais Jorge mas de todos os que passam a vida a lamber-lhe as botas,que sera que ele lhe vai dar em trca...um chuto no rabo fica barato..

2/9/05 01:35  
Anonymous Anónimo said...

Para dizer mal,há muita gente...vou propor que todas as pessoas que por motivos políticos, pessoais, religiosos,que escrevam neste espaço deixem de escrever mal de tudo e de todos!!!isto é uma vergonha para o concelho!!!Aos bombeiros que estão na inactividade, voltem!!!Os bombeiros são uma associação humanitária,não se admite existir politica num local desta natureza! Não gostam do MJ voltem e façam-lhe frente...Todos os bombeiros são necessários á corporacão desde os mais graduados aos simples cadetes e aspirantes.Pensem antes nas populações e tentem fazer o vosso melhor!!

2/9/05 14:05  
Anonymous Anónimo said...

Todos os métodos são válidos e pode aprender-se com todos.
de qualquer maneira penso que os nossos não são maus. São é mal geridos, mas isso será invitável enquanto houver Morais Jorges a comandar.

12/9/05 05:06  
Anonymous Anónimo said...

Só num país subdesenvolvido e de terceiro mundo, é que se espera que seja necessário virem tantos estrangeiros (agora até os chilenos) para nos ensinar a apagar fogos e outras coisas!!!
Tenham dó. O problema do combate aos incêndios está identificado há muito tempo.
- Combate assente exclusivamente em voluntários;
- Comando indisciplinado, autoritário, sem técnica, sem responsabilidade, sem consequências!!!;
- Meios em quantidade contratados, comprados, tipificados e localizados, em função da pressão política em vez da análise técnica;
- Distribuição de responsabilidades por vários Ministérios (serviços), que desresponsabilizam todos;

Quais chilenos, quais outros quaisquer!!!

Ah, e acabem com os sapadores florestais a fingir!!

Temos o que merecemos:

- Não nos importamos,
- Não vigiamos;
- Não ajudamos a combater;
- Não castigamos os criminosos;
- Não aceitamos analisar responsabilidades;

- Só estorvamos até mesmo quando há incêndios e os bombeiros querem passar e trabalhar!!!

Ah, mais outra coisa.

Para quê afinal tantos estrangeiros a ensinarem-nos se somos todos especialistas (e treinadores de bancada) nesta matéria????

14/9/05 19:21  
Anonymous Anónimo said...

Ai não que não somos.
É que se a gente se cala ainda descobrem que não fazemos falta.

Ass: Mogais Xogje

17/9/05 02:33  
Anonymous Anónimo said...

MOVIMENTO EM DEFESA DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR-O-VELHO

BOMBEIROS e população em geral, a hora é de luta, vamos usar as mesmas armas que foram usadas à 20 anos atrás, nas eleições onde Morais Jorge mobilizou todo o seu compadrio, para o elegerem presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e posteriormente auto promover-se comandante do seu Corpo de Bombeiros.

1 – Vamos angariar novos associados para que possam exercer o seu direito de voto;

2 – Vamos garantir que a presença desses novos associados nos dê a eleição da lista por nós proposta;

3 – Vamos garantir transporte a todos os associados que se queiram unir nesta luta, independentemente de ser em autocarros ou não;

4 - Vamos colocar alguém que dê confiança, seriedade, honestidade e essencialmente, alguém que olhe para esta Associação de modo desinteressado no seu proveito próprio;

5 – Vamos definitivamente unir-nos para acabar com o monopólio da Associação;

6 - Vamos definitivamente acabar com o mau nome que hoje existe do nosso Corpo Activo, perante as Corporações vizinhas;

7 - Vamos definitivamente dizer NÃO à permanência do actual comandante;

8 - A população do nosso Concelho vai dizer NÃO à candidatura da actual Direcção.

ESTE MOVIMENTO SUGERE ÀS PESSOAS MENCIONADAS QUE PENSEM E QUE ACEITEM ESTE DESAFIO EM BENEFICIO DOS SEUS IDEAIS E EM PROL DAS SUAS FREGUESIAS, PORQUE OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR--O-VELHO PROTEGEM TODO O SEU CONCELHO INDEPENDENTEMENTE DO PODER POLÍTICO EXISTENTE

UMA LISTA CONCELHIA PARA SERVIR A NOSSA ASSOCIAÇÃO E O NOSSO CONCELHO


Direcção

Manuel Eduardo Magalhães Portelinha (Arazede)
António Girão Rasteiro (Pereira)
Aurélio Manuel M. Soveral da Rocha (Arazede)
Paulo Jorge Girão M. Redondo (Santo Varão)
Inês de Jesus Gaspar Cardoso (Seixo)
Mário de Oliveira Maia Pardal (Montemor)

Assembleia Geral

Hernâni Óscar Pires Costa Rama (Carapinheira)
Luis Manuel de Oliveira Alves Cantante (Ereira)
António José Mendes C.N. Sérvolo (Gatões)

Conselho Fiscal

José António Freitas Pessoa Bonito (Carapinheira)
José Faria Loureiro (Liceia)
Ana Maria Seiça Lopes (Tentúgal)

23/9/05 11:44  
Anonymous Anónimo said...

Houve lá, andas a comer a Ana Maria Seiça Lopes ou a Inês de Jesus Gaspar Cardoso?Só pode ser, ou então têm falta de piça, para estarem no meio de tantos garotos.

3/10/05 22:45  
Anonymous Anónimo said...

o lesoto é um borboto

artebruta

4/10/05 14:05  
Anonymous Anónimo said...

bombeiros pró caralho

26/10/05 10:26  
Anonymous Anónimo said...

o chile para além da bombeiragem é forte no vinho

26/10/05 14:23  
Anonymous Anónimo said...

vinho e bombeiros sempre de mãos dadas
gnr é outro capítulo

26/10/05 14:24  
Anonymous Anónimo said...

AGRADECIMENTO AOS SÓCIOS DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR-O-VELHO

Obrigado por não terem comparecido na última Assembleia Geral, caso contrário estava fodido, não conseguiria aprovar os 3 PONTOS DA ORDEM DE TRABALHOS em menos de 25 MINUTOS, sim 25 MINUTOS porquê duvidam, podem perguntar aos gajos que apareceram às 21:25 HORAS é que mesmo a gaguejar, e só porque os vi a entrar tive de lhes dizer,NADA MAIS HAVENDO A TRATAR DOU POR TERMINADA A ASSEMBLEIA GERAL.
Para que não tenham dúvidas vejam os pontos da ordem de trabalhos:

1º - Aprovação do orçamento para 2005/06 (A minha Associação movimenta mais de 500 mil euros)
a) A este ponto dei 9 minutos e foi aprovado por unanimidade (5 presenças).

2º - Direitos iguais para as mulheres dos sócios.
b) A este ponto dei 13 minutos (foi rejeitado por unanimidade, o gajo que propôs isto é mesmo um tanso)

3º - Diversos
c) A este ponto dei só 3 minutos (não fossem os gajos vir mais cedo para me foderem a cabeça).

Como vêem eu TORRADO, o BUMURICIO, o BRUTUS, O CUMURAIS GEORGE e os nossos serventes KÒKÒ, MAUTEEUS e MELIUS temos tudo sob control(o)...

Ass: Pres. Ass. G. TORRADO GAGO

30/11/05 09:41  
Anonymous Anónimo said...

Então o Morais Jorge agora é anda-se a fazer todo amiguinho do Luis Leal.
Ouvi dizer que já foi visto a tentar fazer-lhe um bico, enquanto dizia que se os bombeiros desavindos voltassem ele perdoava tudo.
Sr. Morais Jorge sei que não tem vergonha. Mas ao menos não julge que sou parvo. Consigo à frente só um idiota volta para os bombeiros.
O trabalho que tem feito é mau, tão mau.
VOCÊ NÃO É UMA MAIS VALIA!
VOCÊ É UM PESO MORTO QUE A CORPORAÇÃO TEM DE IR ARRASTANDO.

SE de facto gosta dos bombeiros vá-se embora de vez. Ainda tem vaga em aberto no quadro honorário!!!! Outra vez!!!!

17/12/05 23:53  
Anonymous Anónimo said...

ARCA DO OURO novamente on-line

10/3/06 23:44  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

3/2/07 22:12  
Blogger a justiceira said...

Vamos reactivar a arca da peste aproveitando as autárquicas que se avizinham! Há muito para comentar e pôr a nu! É importante apontar o dedo aos dirigentes do nosso concelho e das nossas freguesias, que durante estes 4 anos puseram o pezinho na argola!
Enquanto ereirense e cidadã atenta gostaria que os meus concidadãos deixassem as suas opiniões neste espaço!
Para início de conversa sugiro que os ereirenses reflictam e, em consciência, respondam a estas questões:
"Como devemos avaliar o desempenho do Fernando Curto à frente dos destinos da Ereira, durante estes quatro anos?"
"E o que dizer da falta de entendimento entre o Fernando Curto e o Vasco Sousa (o Vasquito é um miúdo que foi com muita sede ao pote do poder; ele quer comer tudo e não deixa nada; ele é comissão de festas; ele é junta de freguesia; ele é comissão fabriqueira; cuidado Vasquito, pois a sede de poder por vezes tira-te o discernimento e corres o risco de ficar com os pés de fora!!!).

18/9/09 01:35  

Enviar um comentário

<< Home