quinta-feira, agosto 04, 2005

NOBRE BOMBEIRO





















Estamos rodeados de fumo, fogo, vento e um calor abrasador, só suportável com grande abnegação. Escrevo este post única e exclusivamente para saúdar e desejar boa sorte a todos os bombeiros, sem excepção, de todo o país e especialmente à nossa corporação, no combate feroz dos incêndios.
O tão bem conhecido soldado da paz merece toda a nossa compreensão e reconhecimento.

56 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A única guerra que os bombeiros devem travar é a dos incêndios. Por isso boa sorte para todos.

4/8/05 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Bem precisam de sorte, é que alguns parasitas acho que já pediram a inactividade. Logo nesta altura. Voltem e ajudem, não compliquem mais o sistema.

4/8/05 19:08  
Anonymous Anónimo said...

Também eu desejo muita sorte a todos os Bombeiros, porque é, afinal, da sorte deles que também depende a nossa. Também eu, tal como tu guardião, presto a minha homenagem aos BOMBEIROS. Também eu admiro a sua coragem, abnegação e altruísmo. Sinto-me imensamente grato pelo segurança que nos transmitem. Agradeço tudo aquilo que já fizeram e continuam a fazer por todos nós. Agora já não sei se aqui é o melhor lugar para lhes prestar homenagem. Se em qualquer dos temas propostos a discussão, aparece sempre alguém a dizer mal dos Bombeiros, caluniando, injuriando, ofendendo, conforme já pudeste verificar ao ler os comments, imagina o que vão fazer agora aqui neste onde se trata de agradecer aos Bombeiros.

4/8/05 19:24  
Anonymous Anónimo said...

Acho que independentemente de alguns parasitas que aqui colocam comentários descabidos é sempre hora e lugar para prestar homenagem aos BOMBEIROS. OBRIGADO GRANDES BOMBEIROS

4/8/05 19:40  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente:

Todos os elogios aos bombeiros serão sempre poucos, concordo plenamente e subscrevo inteiramente.
No entanto o Morais Jorge não é bombeiro voluntário...
Parasitas terão sido aqueles que o colocaram na Direcção, para depois se auto nomear comandante. E também todos os outros que o têm vindo a bajular ao longo dos anos.
Deixem-se de "lamechices" de ocasião , por causa da actual onda de fogos e encarem os problemas de frente. Os nossos bombeiros em geral, não têm meios suficientes para combater o fogo. Isto também deveria ser discutido.

saudações

5/8/05 02:27  
Anonymous Anónimo said...

Se já andar na rua com este calor é um tormento, imaginem o que é andar junto a um fogo, a correr de um lado para o outro...
Mesmo para os profissionais é de louvar, sendo voluntários então muito mais.
Já agora um esclarecimento. O comandante dos Bombeiros de Montemor, seja ele o MJ, o Campos ou outro qualquer, não recebe nem nunca recebeu vencimento (e isto eu sei que é verdade).
Porque raio aparece de vez em quando aqui um comentário (que me parece ser sempre da mesma pessoa) a dizer que o MJ não é voluntário e mais não sei o quê?
Será na esperança de repetir uma mentira vezes suficientes até ela se tornar verdade?

5/8/05 10:11  
Anonymous Anónimo said...

Será mesmo que sabes?

5/8/05 11:10  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente vai o meu agradecimeto a todos os bombeiros do nosso país. É um acto de muita coragem...Uma especial atenção ao Sr.Dr Paulo Portas, para que enfie os submarinos pelo...acima, porque esta visto que eles ajudam em muito, a combater os incêndios... Nunca se investe no que é realmente necessário para o nosso páis.
Força e muita coragem BOMBEIROS DE PORTUGAL

5/8/05 11:21  
Anonymous Anónimo said...

Sei.

5/8/05 12:08  
Anonymous Anónimo said...

Realmente é preciso ser até um pouco maluco para fazer o que os bombeiros fazem.
Mas acho que além dos submarinos também podiam mandar ir dar uma volta a quem agora quer fazer TGV's e aeroportos novos quando nem meios aéreos próprios o governo tem para o combate aos incêndios.
Já para não falar nos restantes equipamentos que deviam ser disponibilizados aos bombeiros e não são.
Fazer obras daquele tipo num país com a situação do nosso, onde falta tanta coisa mais importante, é mesmo próprio de país do 3º mundo.

5/8/05 12:13  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a quem elegeu o MJ para Presidente da Direcção dos BVMMV, convém não esquecer que foram o PS, o PSD e o CDS, todos juntos, com camionetas do Moisés à mistura, que acarretaram a maioria silenciosa para correr com "os comunistas" dos Bombeiros! Com os mesmos que lançaram o projecto do novo quartel, limparam a casa e prepararam a saída do Teixeira, alteraram os Estatutos, criaram a Fanfarra, etc., etc.
Nessa altura não quis o Campos assumir o comando, nem o carraquito pai (que já estaria mancamonado com o bloco central), tendo prestado um péssimo serviço à corporação.

5/8/05 14:40  
Anonymous Anónimo said...

Subscrevo completamente o último post, das 14.40
Infelizmente hà quem teime em não querer ver.

Guardião da Praça

5/8/05 19:39  
Anonymous Anónimo said...

bombeiro voluntario=amor pelo proximo,solidariedade.
morais jorge=a oportunismo,odio,maldade,etc...
bombeiros e morais jorge são coisas muito diferentes

7/8/05 12:55  
Anonymous Anónimo said...

Ó pá, se repetires isso 1000 vezes pode ser que se torne verdade...

8/8/05 11:00  
Anonymous Anónimo said...

Não é preciso repetir. Eu acho que é verdade.

Para quando a mudança

8/8/05 19:41  
Anonymous Anónimo said...

Se só agora aqui chegou, das duas uma: Ou acredita facilmente nas primeiras coisas que ouve (ou lê, neste caso), ou já vinha de ideias feitas.
De outra forma como é que já pode ir alinhando em chamar parasitas a pessoas que certamente nem conhece bem, só porque viu meia duzia de comentários que assim as classificam?
Eu também concordo que todos devem dar o seu contributo, só não percebo exatamente que tipo de incentivos é que acha que seriam necessários.

9/8/05 09:53  
Anonymous Anónimo said...

OLa boa tarde.
É de lamentar que so no verão as pessoas se lembrem dos Bombeiros, os bombeiros trabalham todo o ano....
Em relação ao Sr MJ, deveria ter vergonha ele e a direcção bem mesmo o Presidente da Camera, como é possivel a politica estar no meio dos bombeiros.
Assim temos o Sr presidente da Direcção a fazer força politica sobre o Presidente da Camara e este sobre o Governador Civil para intervir junto do Cooredenador da Protecção Civil Distrital para nomear o referido MJ deve ser um bombeiro e peras e ate ja temos o Licinio a 2 e o Melo em Adjunto e esperem para ver mais...
Isto é uma vergonha e depois do tribunal ter dado como impossivel o MJ ser novamente Comandante, como vem depois pessoas e por politica fazer isto...
O Coordenador Bernardes teve k nomear o dito MJ porque o Governador lhe pediu mas onde chegamos, para onde vai este pais...
Mas uma coisa lhes digo minha gente, os Comandantes dos Corps Bombeiros vizinhos estam contra o MJ e companhia e o Coordenador e nem de longe tem confiança em qualquer comandamento de qualquer sinistro por o MJ e Cª......
Porque nao se esclarece a situação das nomeações.
Os bombeiros que sairam estam maguados, fizeram mal mas mais mal estam a fazer estes senhores ditos donos do poder.....

Politica é politica
Força Montemor....
Mas sem politica

10/8/05 10:58  
Anonymous Anónimo said...

Gaita. Eu não gosto de dar uma de Edite Estrela mas assim também é demais...
Veja lá se dá menos erros senão é dificil perceber o que quer dizer...
Mas já agora posso aproveitar para corrigir uma das coisas que disse (e eu consegui perceber), já que soube entretanto como as coisas se passaram.
Não é verdadeira essa história do tribunal ter dito que o MJ não podia ser comandante. Pelo contrário. O coordenador é que não o queria nomear porque estava a ser pressionado pelo poder politico para não o fazer, justificando-se com um inquérito que estava em curso. Uma vez terminado o inquérito e tendo o tribunal decidido que nada impedia o MJ de voltar a ser comandante, porque as acusações se revelaram falsas, o dito coordenador foi obrigado a avançar com a nomeação.
Concordo consigo no entanto quando diz que a politica não devia estar nos bombeiros. Mas não percebo é porque é que por um lado, o acusam de fazer guerra a toda a gente, de todos os partidos, e por outro dizem que ele está feito com determinado partido. Acho que vocês não sabem do andam a falar.

10/8/05 14:16  
Anonymous Anónimo said...

Olá Tareko:

Eu acho é que as tuas fontes não te informaram bem. O MJ pediu a passagem ao Quadro de Honra e passado pouco tempo (nunca consegui perceber bem o motivo desta "golpada") decidiu voltar. Parece que o coordenador estava disposto a aceitá-lo, mas pressões políticas impediram-no. Entretanto apareceu o tal processo e aí estás novamente mal informado. O tribunal não decidiu nada, pois o processo prescreveu. Agora com um novo poder político já foi possível ao coordenador nomeá-lo.Mas parece que já está a pagar o "favor", pois aparece como o apoiante nº 3 do VC no site da campanha do PS e não como reformado mas sim como Comandante dos Bombeiros (lá está a velha discussão - associações e política).
Quanto aos bombeiros, sobretudo aos que gostam mesmo daquela casa, ficam muito desiludidos. Também há um bom grupo de "gosmas" a bajular o MJ. É o efeito do "poder".
Não sejas ingénuo, é a política portuguesa a funcionar no seu melhor e quem se "lixa" é sempre o mexilhão. Neste caso, os bombeiros e consequentemente a população que deveria ser bem servida, e não o está a ser. mas o MJ concerteza que terá algum golpe de génio ràpidamente.

O Guardião da Praça

11/8/05 00:44  
Anonymous Anónimo said...

As minhas desculpas pelo pequeno lapso. O comandante dos bombeiros aparece em nº 7 da lista em que também constam o adjunto do comando e o presidente da direcção. Para quem defendia, salvo erro no outro blogue, que o associativismo não tinha nada a ver com política partidária, terá agora oportunidade de mudar de ideias.

Guardião da Praça

11/8/05 01:01  
Anonymous Anónimo said...

Não sejas assim guardião da praça. Pode ser que as pessoas em causa nem sequer tenham lá inscrito o seu nome. O meu também lá estava e não fui eu que lá o escrevi. Cumprimentos.

11/8/05 20:35  
Anonymous Anónimo said...

Pois é pá! Aquilo tá uma salganhada. Se esperares mais um bocado ainda lá aparece o teu.
Já houve broncas por causa disso e acho que a muitos dos nomes que lá estão foram postos por terceiros.
Não estou mesmo a ver o MJ a por lá o nome.
Quanto ao mal informado, acho melhor confirmares a história do processo. Ele não prescreveu. Foi arquivado por falta de provas. Aliás, basta pensares um bocado para veres que é pouco tempo para que pudesse prescrever.
É claro que não gosto de politica misturada no associativismo, mas como já disse não acredito nessa história do MJ apoiar o VC.
Concordo contigo na parte das "gosmas", mas isso ainda não sei se é ingenuidade do homem ou se "engole uns sapos" para poder ir levando as coisas avante.
Claramente não concordo com essa ideia que com o MJ a comandante, a população está mal servida. É verdade que aquilo parece não andar bem, mas se ele conseguiu por aquilo em ordem há 20 anos, não vejo porque não o irá fazer agora...

12/8/05 10:17  
Anonymous Anónimo said...

agora é a minha vez de falar.
frequentei o quartel quase uma década e sei bem o que se passou. o comandante dessa altura e de agora, ao que parece, até pode ter gostado daquilo ao início, por amor à camisola. mas o poder tudo corrompe, e ele cedo cedeu a esse gostinho q é mandar e desmandar, sentir-se dono e senhor. bem falante cá fora, ardiloso lá dentro. era assim q ele era (é). fomentou o caciquismo. correu com os q lhe se opunham. manteve ao pé dele os mais manobráveis e os mais fracos de espírito. alguns, desgraçados eram os q mais necessitavam das esmolas dos gpi para proporcionar às suas famílias algo mais, abdicando das férias. as escalas de gpi - feitas por ele - premiavam os mais fiéis à sua volta, não os que mais lá apareciam durante os restantes meses do ano.enfim, até a população o achava vaidoso e prepotente. gostava mais do próprio umbigo do que sei lá. para acabar aqui fica uma história real: dois bombeiritos desempregados concorreram a um lugar no CCO de poiares. ele soube e perguntou-lhes, à frente de toda a gente, numa reunião de bombeiros, se eles queriam alguma "ajuda". se ele fosse um homem em condições punha a cunha sem os constranger (é óbvio q eles, perante tanta gente, responderam q não - eu tb o faria.) eles tb preferiram não fazer parte do grupo bajulador. bem hajam. não sei se o comandante tem amigos, se os tem, temo q sejam tão arrogantes e amorais como ele ou então não o conhecem bem.mas aposto, com a minha experiência, q o único q o defende é ele mesmo. qt à direcção,espero que seja devidamente penalizada por esta infeliz escolha. O MJ sempre foi conhecido por manipular as direcções com o seu blá-blá-blá de sabichão-mor. só uma direcção lhe fez frente. infelizmente a actual não é excepção. dêem lugar aos novos. o MJ não poderá ficar lá para sempre, pq pode ser de novo corido e não tarda haverá de novo um vazio. invistam em alguém responsável, desinteressado e íntegro. lembrem-se q um bom comandante significa um longo investimento. é pena q um futuro novo comandante não tenha actualmente como professor um bom comandante.estamos a pensar no futuro com os olhos no passado.

12/8/05 16:12  
Anonymous Anónimo said...

eu não acredito que o nosso querido Morais Jorge comamdante apoie o vitor camarneiro,so diz tal quem não sabe do ódio que o 1º sempre teve pelo 2º.Tudo que fosse organizado pela AFMP e que precisa-se de ambulancia era sempre um problema,o MJ só não boicotava tais eventos, so se não pudesse.Os bombeiros de Montemor mereciam melhor sorte, oregresso deste cacique prejudica todos,em especial a população do nosso concelho. Alias o VC não se devia deixar apoiar por tal ascroso.

13/8/05 00:53  
Anonymous Anónimo said...

Se se chama ordem ao que ele fez há 20 anos; Vou ali e já venho! Ou como diria, e acho que dirá eternamente esse Morais Jorge: -Agora é que é!!

13/8/05 01:48  
Anonymous Anónimo said...

Tareko. Pá. Man. Amigo. Companheiro. Vidente.
Tu e só tu sabe sempre, suspeita sempre, sente e presente sempre o que o Morais Jorge está ou não está para pensar. Das três uma. Ou és ele próprio, Ou tomas peq almoços e lanches com ele todos os dias, Ou, raios, temos de fazer um santuário em tua honra aqui em Montemor.

13/8/05 01:58  
Anonymous Anónimo said...

Pois é Tareko, se lá aparecer o meu nome eu vou pedir para o retirarem. É que para mim PS e PSD são farinha do mesmo saco...
Passando ao importante: posso informar-te(e não pagas nada por isso)que durante uma reunião - que se realizou algum tempo antes do MJ ser renomeado comandante - em que estiveram alguns bombeiros e o coordenador distrital, foi afirmado pela advogada do SNB que o acompanhava de que o processo tinha prescrevido e deu a entender também(aqui já será subjectivo)de que haveria matéria para um processo crime.
Informo-te ainda de um "pormenor" curioso. As reuniões com os bombeiros são comunicadas por carta e para esta foi simplesmente afixado um comunicado no quartel.
Adivinhas quem esteve presente?
Pois claro, os "afilhados" do MJ.
Sabias também que para essa reunião em que a O.T. era suficientemente vaga, tal como, discussão de assuntos do interesse da corporação - apareceu um fax de um bombeiro voluntário (a trabalhar em Lisboa) que dizia que apoiava e votava no regresso do MJ.
Felizmente nem todos os presentes eram "afilhados" do MJ e Cª...
Alguém disse à pouco que poderias ser o MJ. Eu não acredito, sugiro apenas que escolhas outras fontes de informação.

Guardião da Praça

13/8/05 03:09  
Anonymous Anónimo said...

NOTA DE IMPRENSA DO JN MUITO IMPORTANTE PARA COMPROVAR A REALIDADE ACTUAL DOS BOMBEIROS DE MONTEMOR-O-VELHO


Não há qualquer levantamento das características dos elementos que integram os grupos de primeira intervenção (GPI). Pior, o cumprimento dos requisitos legais definidos para recrutamento não são fiscalizados. Uma corporação transmite ao comando distrital de operações de socorro (CDOS) a informação de quantos GIP assegura, mas nunca são entregues listas dos membros que as constituem.

Se uma fiscalização for a um quartel, apenas têm que estar permanentemente disponíveis os elementos dos GIP contratualizados - cinco por equipa. Toda a organização fica ao critério das corporações, nomeadamente escalas, podendo haver maior ou menor rotatividade (com efeitos na eficácia do combate) consoante a disponibilidade de meios e as decisões do comando.

ALERTA AOS PAIS DOS MENORES NOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONTEMOR-O-VELHO

Por lei, cadetes (menores de 16 anos) e aspirantes (em formação para bombeiros) não podem integrar os GPI nem ir para a frente de fogo. O que exclui também automaticamente menores de 18 anos, idade mínima para aceder ao posto de bombeiro de 3ª classe (o primeiro da carreira).

MENORES EM COMBATE (NOS B.V. MONTEMOR É O QUE MAIS ABUNDA)

A verdade, contudo, é outra. Manuel Veloso, que foi director de operações de protecção civil e durante três anos inspector de bombeiros dos distritos de Leiria e Castelo Branco, diz claramente aquilo que muitos repetem sem dar a cara "Os quartéis estão cheios de GPI formados por estudantes em férias e menores de 18 anos. Basta ver as televisões. São maioritariamente estudantes, desempregados ou trabalhadores em férias. Quem mais poderia ser?", questiona.

A título de exemplo, recorda um episódio que viveu quando era inspector. Com base numa informação, fez uma fiscalização a uma corporação onde, horas antes da sua chegada, o comandante entregou galões de bombeiros a aspirantes que estavam a guarnecer GIP. "Bastou-me pedir os bilhetes de identidade para comprovar a infracção", diz.

Sinais de uma prática conhecida por todos são dados, por exemplo, quando há acidentes. Há três anos, em Colares (Sintra), uma jovem cadete de 15 anos ficou ferida com gravidade num despiste de uma viatura que saía para um fogo. Ou seja, "só não vê quem não quer".


Como se pode deixar um assunto tão grave à mercê da seriedade das direcções e comandos das associações? Fonte com responsabilidades no sector responde de forma inequívoca. "No quadro actual, não há outra alternativa. Se não contarmos com estes recursos, não existem outros. Acabam por permitir-se situações que todos sabemos não serem as mais correctas", admite.

E AGORA SENHOR COORDENADOR, TEM AUTORIDADE PARA FISCALIZAR O CORPO DE BOMBEIROS DE MONTEMOR-O-VELHO DEPOIS DO QUE FEZ?

Legalmente, a fiscalização do funcionamento das associações de voluntários compete aos coordenadores distritais de operações de socorro (que "absorveram" muitas das funções da antiga figura dos inspectores, extinta com a fusão dos serviços nacionais de Bombeiros e de Protecção Civil).


ATENÇÃO: A actual Direcção e comando dos BVMV, não assumirão qualquer responsabilidade em caso de acidente ou outro tipo de intervenção de menores ao serviço dos BV, eles estão por conta e risco próprios, a legislação não os engloba.

16/8/05 10:50  
Anonymous Anónimo said...

Ó Guardião da Praça, este assunto não me desperta tanto interesse como julgas. Para dizer a verdade já me começa a chatear. Parece-me que é muita parra e pouca uva. Andam às voltas, às voltas, dizem e voltam a dizer o mesmo mas a coisa expremida não dá muito.
Um dos posts anteriores, deu-me a ideia que isto afinal anda à volta de birras em torno de quem faz mais GPI's ou não.
Relativamente às reuniões, acho que andam aí versões demais para se poder confiar inteiramente numa delas. A verdade estará provávelmente algures no meio.
No meio de tudo isto o que não posso achar correcto, é que mesmo não se gostando da pessoa, e mesmo sendo verdade que não fez nem faz tudo bem, se tente fazer esquecer o bom trabalho que ele também fez, à custa de acusações vagas e insultos absurdos. (Chamar cacique a um comandante é redundante).
Na minha opinião (e na de muita gente, ao contrário do que alguns querem fazer parecer), o saldo do trabalho do MJ é positivo. Nada do que aqui li me convenceu do contrário. Também já sabia que ele também errou várias vezes, e que acertou noutras.
Desconfiado como sou (e como são todos os gatos), parece-me que anda aqui é algo mais, do tipo de fenómeno que sucede com todos os que em Montemor conseguem desenvolver trabalho... a inveja.
Sucede o mesmo com o VC, pessoa com quem não simpatizo, mas a quem apesar de tudo reconheço mérito na obra feita.
O post das 10:50 é esclarecedor relativamente à situação dos corpos de Bombeiros a nível nacional, e se por acaso foi colocado por alguém que já pertenceu ao comando ou à direcção dos bombeiros de montemor, é bom que se lembre que também fechou os olhos no seu tempo. Aguardo pelo levantamento de inquérito semelhante a todos os elementos dos comandos a nível nacional, incluindo o coordenador que ao seu tempo como comandante em Soure, fez o mesmo que os outros.

16/8/05 12:25  
Anonymous Anónimo said...

Rectificação:
No comentário anterior quando falo em posts, refiro-me a comentários.
E já agora, não tenho dons de adivinho, mas prefiro pensar pela minha cabeça e como não ando ressabiado contra ninguém tento avaliar as coisas com alguma distância.
Não. Não costumo tomar pequenos almoços com o MJ, até pq alguns dos que o fazem, tão depressa lhe lambem as botas como a seguir lhe espetam uma faca ou colocam aqui comentários a insultá-lo.
Eu não sou pessoa desse tipo e nem gosto de conviver com eles.

16/8/05 14:29  
Anonymous Anónimo said...

Olá Tareko.

Se puderes (não te quero maçar muito), indica-me só duas ou três coisas bem feitas pelo MJ nos bombeiros, para ele ter saldo positivo(??).

Guardião da Praça

18/8/05 01:34  
Anonymous Anónimo said...

Posso. Mas já agora queria saber se vale a pena.
Eu explico-me melhor: Já neste blog, noutro post qualquer, houve quem fizesse isso que pedes, mas o questão agora nem é essa. Se fosses um destes cromos que andam para aqui a insultar e perfeitamente incapazes de ter um diálogo, eu nem te respondia. Resta saber se vale a pena continuar a argumentar contigo. Se parece evidente que o MJ fez coisas erradas, também é evidente que também as fez certas e se não fores capaz de ver (ou reconhecer) isso mesmo, é porque estás só mesmo para o "bota abaixo".
E acho que nem é preciso andar tão bem informado com dizes andar, para que essas coisas sejam mais ou menos evidentes.

18/8/05 10:11  
Anonymous Anónimo said...

Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena..
É muito provável que o MJ tenha feito feito algo de jeito, mas não deve ter passado do trivial. Todos nós devemos ter feito coisas boas e coisas menos boas ou mesmo más. concordo contigo nesse aspecto. No entanto nas minhas poucas relações com ele fiquei com muito má impressão, posso dizer mesmo, que na realidade fui "enganado" por ele (na função de Comandante dos Bombeiros). Além disso tenho acompanhado todo o seu percurso nos bombeiros, desde que ele caiu lá de para-quedas(não necessito de te relembrar a história, pois não).
Repara também que não falo nem da vida privada dele nem da época da Câmara, que coincidiu com todo o seu trajecto nos bombeiros. Também aí haveria muito o "diz que disse", mas não vou por esse caminho. Agora que nos bombeiros sempre "trabalhou" de forma a dividir para reinar, parece-me uma verdade inquestionável. E certamente por isso é que a ABVMV nunca conseguiu passar da fase dos subsídios da Câmara.
Concordas?

Guardião da Praça

19/8/05 00:07  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de duas coisas:
Agradecer-te o facto de não me considerares um "cromo" como a maioria dos frequentadores deste blog e dizer também que criticar uma pessoa numa dada função por erros e omissões na sua actividade não é "bota abaixo". Acho simplesmente que a sua permanência nos bombeiros é prejudicial para a própria Associação, como penso que tu és capaz de perceber.

19/8/05 00:17  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente boas noticias nos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e para nós Pereirenses.
Enquanto decorria o grande incêndio florestal em Casais Velhos (Pereira) e vários homens e viaturas dos Bombeiros de Montemor (menos uma viatura de combate de Montemor que teve de sair mais cedo, mas sem dar nas vistas, a mando do Comandante Morais Jorge) e ainda Soure e Condeixa e Coimbra e Brasfemes e Figueira e Mira e Cantanhede, sofriam as passas do Algarve e de outros sitios onde as haja para apagar o fogo, o recém re-indigitado Comandante Morais Jorge e seu 2ºComandante e uma criança fardada de que se faziam acompanhar, num gesto de pura abnegação e dedicação à causa, discutiam, por certo, a instalação da 5ªsecção destacada nesta vila. O leitão e bom vinho com que se banquetearam nesta ocasião, enquanto homens destas e de outras paragens se esgotavam para controlar o incêndio, devem ser vistas como mais um sacrificio a que estes homens dedicados e não interesseiros se tem de submeter para a segurança das populações do concelho de Montemor-o-Velho. O meu bem hajam.


PS1: Se o Adjuntinho de Comandita Melinho Boxer, cheio de fome como andava, tem sabido disto na altura, até os olhos lhe saltavam das órbitas!

PS2: Morais Jorge obrigado por nos lembrares dos teus reais interesses...

PS3: Cruz Vermelha não nos abandones!

PS4: Realmente é um bocado chato a malta de Montemor pirar-se dos fogos enquanto os de fora cá os andam a apagar e o Comando a encher a pança.

19/8/05 01:48  
Anonymous Anónimo said...

Caros anónimo das 10:50 de 16 de Agosto e anónimo da 01:48.

Tenho andado a moer isto. Tenho que contar O QUE OUVI DE FIGUEIRENSES sobre um dos últimos incêndios florestais nas Alhadas.

Conta-se, com uma espécie de tristeza e paternalismo, que os bombeiros de Montemor levaram para aquele incêndio uma viatura de combate apenas com crianças e jovens inexperientes. Resultado, felizmente não o pior que se podia augurar, foi terem sido apanhados no fogo, enquanto eram chefiados por dois comandantes de Montemor um muito gordo e o outro magrito, e acabarem por ser salvos entre lágrimas e soluços por várias viaturas dos bombeiros da figueira. Parece que afinal o caso nem era tão grave, só que os de Montemor que lá estavam, CRIANÇAS e MUITO INEXPERIENTES, já num carro de combate numa frente de fogo tiveram medo, choraram e não ganharam para o susto.
Valeu depois o ombro amigo de experientes bombeiros da figueira que dali sairam com fardas molhadas de baba e ranho e pela noite ineira consolaram os desprotegidos bombeiritos. Deles, os bombeiritos, não tenho mais que lhes agradecer a dedicação e a vontade. Dos que para ali os mandam conscientes da sua condição, se calhar ficando sentados na sua secretária no quartel, não posso se não desprezá-los e exgir que lhes sejam cobradas responsabilidades. Assumam-se, mostrem que são homenzinhos!

Senhor Comandante Morais Jorge foi para isto que voltou?
Senhor Comandante Morais Jorge é este o seu projecto, e é assim que julga estar a cumprir a sua missão? Acha que tem condições para continuar?
Senhor Comandante Distrital Bernardes foi para isto que nomeou Morais Jorge, mesmo que por pressão politica?
Senhor Presidente da Câmara vai deixar que esta situação se perpétue no seu Concelho? e com os filhos da sua terra? e com o seu (que também é bombeiro)?
Senhor Ministro António Costa o que é isto?

19/8/05 02:38  
Anonymous Anónimo said...

Ó Guardião da Praça.
Não concordo muito. Ou melhor, não concordo com tudo. O cair de paraquedas até percebo que se diga isso. De facto na altura não se estaria à espera de vir alguém sem experiência para o lugar. No entanto, ele evoluiu de tal forma que chegou a comandante de zona operacional (deves saber disso). Por isso acho ridiculo estes gajos que vêm para aqui dizer que técnicamente o homem não é competente.
Outra coisa é o trabalho dele ao nível da associação. Não sei que história terás tido com ele. E nem me interessa. Só interessa para perceber que (com ou sem razão), estás de pé atrás com ele.
Era por isto que eu queria perceber se estavas só para botar abaixo ou se estarias disposto a admitir que todos erramos e que o facto de teres uma má impressão, não significa que seja sempre assim.
Não concordo que o trabalho dele seja o trivial (Quartel novo, secção de arazede, aumento significativo de viaturas e equipamentos, etc.). Basta pensares o que tinham os bombeiros há 20 anos atrás.
E também não me parece que o "dividir para reinar" seja muito o estilo dele. De outra forma não tinha conseguido manter durante boa parte desses anos individuos tão antagónicos e de dificil trato como por exemplo o Girão, o Vitor Teixeira, o Campos, o Aristides, o Carraco, etc.
Agora que me digas que alguns destes, a quem ele se aliou erradamente, gostam de dividir para reinar, aí já concordo contigo. E concordo se disseres que esse foi o seu maior erro.
Volto a dizer que é para mim claro que o tempo que o MJ esteve à frente dos bombeiros foi bom para a associação. Já no que toca ao eventual beneficio do seu regresso, admito que seja questionável. Provavelmente só o tempo o dirá.
Mas também te digo uma coisa. Se no caso de ele não regressar, aquilo ficasse entregue a "cromos" como os que para aqui vêm escrever baboseiras recalcadas e que expremidas não dizem nada, não havia alternativa.

PS: Podia ter alongado a lista de coisas, mas como te disse já houve quem o fizesse e não me apeteceu ir copiar para aqui. Se achares importante procura. Acho que é num outro post.

19/8/05 10:31  
Anonymous Anónimo said...

Tareko Tareko!!! Classificavas-te no outro dia como "gato sem dono",mas na realidade não consegues sobreviver sem os teus donos, defendes essa gente a troco de quê? Duma lata de Whiskas ou de um emprego na câmara? Ainda por cima deves ser muito jovem ou muito esquecido, as persomagems de que falavas tão antagonicas eram elas que tinham conhecimentos tecnicos e coragem que permitiram os bombeiros de sobreviver durante esses anos.De facto meu gato charmoso e enganado o Morais Jorge não vale nem um rato,e já agora o que é que achas das historias que nos contam esses anónimos notivagos? Meu gato selvagem,investiga da veracidade das mesmas.
TUA DOCE GATINHA. "CHICA"

19/8/05 12:25  
Anonymous Anónimo said...

A troco de nada. Tás fora. tás mesmo por fora.
Esses gajos, competentes técnicamente sem duvida, tinham partido aquilo tudo em guerrinhas uns com os outros se não fosse o MJ.
Eu da veracidade não sei. Não confio em relatos de ressabiados.
Mas tu pareces já ter decidido que são verdadeiras a 100%. Talvez isso te interesse. Ou talvez sejas o mesmo que as escreveu.

19/8/05 12:47  
Anonymous Anónimo said...

Olha o Tareko assanhado!!
Falou com o Mateus
Ou ganhou jeito de ressabiado!

Se calhar não lhe deram sustento,
E não sabe que mais contar.
E a mentira não cresce com fermento!

Enfim, é chato teres de viver,
A verdade que a outros convém!
E aos outros que te abrem as vistas,
Dizes que não sabem bem.

Sabem, tanto ou tão pouco,
Que ainda ficas rouco,
De tanto aos céus gritar,
Um mentiroso eu ando a apoiar!!!

20/8/05 06:17  
Anonymous Anónimo said...

Eu sp curti gajos como tu. Os que precisam de um lider forte. Uma espécie de oferecidos para liturgia do ditador.
Amén Tareko(s)

20/8/05 06:20  
Anonymous Anónimo said...

Esse MERDAS(MJ) só chegou onde chegou nos BOMBEIROS de MONTEMOR e a comandante de zona operacional porque os HOMENS que iam para os INCENDIOS é que TRABALHAVAM ele é que ficava bem visto nem numa agulheta ele sabe pegar e muito menos comandar um INCENDIO. Depois de os utilizar e de chegar onde queria já não precisava deles esse MERDAS manda-os embora e começa a enganar outros.

21/8/05 04:03  
Anonymous Anónimo said...

Alguém viu o Morais Jorge?

23/8/05 23:16  
Anonymous Anónimo said...

Eu não o vi, mas provavelmente está sentado nalguma adega a fazer companhia ao Melinho, enquanto este devora algumas sanduiches.
Se pensam que eles estão a trabalhar como VOLUNTÁRIOS desenganem-se, porque ainda agora passei no quartel e os portões estão fechados e as viaturas na garagem.

24/8/05 13:57  
Anonymous Anónimo said...

Não está não, o distrito está a arder e ele está de férias no Algarve, e os outros que se f......

24/8/05 22:55  
Anonymous Anónimo said...

Já esteve de férias duas vezes desde que regressou ao Comando. Tal era a vontade (ambição, não projecto) de voltar. O que ele quer é poder. Já destruiu os bombeiros e agora manda "jovens inexperientes" (crianças) para os fogos. Ele quando lá vai é para comer Leitão como fez em Pereira.
SE ESSE HOMEM TIVESSE DIGNIDADE SUFICIENTE PARA SER COMANDANTE, JÁ NÃO ERA PORQUE SE DEMITIA.

25/8/05 22:28  
Anonymous Anónimo said...

Quanto ao processo de Morais Jorge, Sr. Tareko, de facto foi aquivado por falta de provas o que não prescreveu e estava consubstânciado por provas.

25/8/05 22:32  
Anonymous Anónimo said...

Pois no que prescreveu, havia provas que dava para ir a tribunal e ser condenado. Isto nas palavras da Advogada do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (dito em voz alta para todos ouvirem).
Cumprimentos Sua,

Gatinha Xica

26/8/05 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Oh sua gata de merda não vês que o nosso querido comandante se lesionou no fogo de Soure!!!Levou vários pontos e ficou muito traumatisado.
Vocês em vez de reclamarem ainda se haviam de reunir em torno desta grande figura que nos vai dar emprego a todos.

26/8/05 22:53  
Anonymous Anónimo said...

CARTA ABERTA AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-VELHO (DR. LUIS LEAL) E PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DOS BVMV (DR. TORRÃO)

OS BOMBEIROS DE MONTEMOR PAUTAVAM-SE PELA QUALIDADE, LOGO LHE ERAM ATRIBUIDOS OS RESPECTIVOS MÉRITOS, BEM COMO A ATRÍBUIÇÃO DO COMANDO DA ZONA OPERACIONAL (FOI COM HOMENS E MULHERES COMO OS MENCIONADOS QUE ESSE COMANDO FOI GANHO).
AO LONGO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS O QUE ACONTECEU NESTA ASSOCIAÇÃO É ALGO DE MUITO ESTRANHO, VEJAMOS OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS QUE SE INCOMPATIBILIZARAM COM O COMANDANTE MORAIS JORGE, OS QUAIS OU FORAM CONVIDADOS A SAIR OU PURA E SIMPLESMENTE SE RETIRARAM, DADA A ARROGÂNCIA DO COMANDANTE E A SUCESSIVA SUBMISSÃO POR PARTE DE ALGUNS DIRIGENTES, COMO OS ACTUAIS.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS QUE ACTUALMENTE NÃO SE ENCONTRAM AO SERVIÇO PELAS RAZÕES MENCIONADAS
Vitor Teixeira - 2º Comandante
Manuel Girão - Ajudante Comando
Fernando Campos - Chefe
Henrique Maranha - Chefe
Carlos Ramos - Chefe
Mário Pardal - Chefe
Luís Campos - Chefe
Joaquim Carraco - Chefe
Paulo Saltão - Chefe
José Maria - Chefe
Afonso Fagundo - Bombeiro 1ª
Rui Costa - Bombeiro 1ª
Ricardo Matos - Bombeiro 1ª
Virgilio Barriga - Bombeiro 1ª
Deolindo Correia - Bombeiro 1ª
José Mano - Bombeiro 1ª
Abílio Camarneiro - Bombeiro 1ª
Carlos Mendes - Bombeiro 1ª
José Guerra - Bombeiro 2ª
João C. Morais Jorge- Bombeiro 2ª
Luís Camarneiro - Bombeiro 2ª
Nuno Rodrigues - Bombeiro 2ª
António Barriga - Bombeiro 2ª
António Calcula - Bombeiro 3ª
Eduardo Teixeira - Bombeiro 3ª
José Luís Ventura - Bombeiro 3ª
José Morais - Bombeiro 3ª
António João Neves - Bombeiro 3ª
Luis Pedro Neves - Bombeiro 3ª
Mário Neves - Bombeiro 3ª
António Paixão - Bombeiro 3ª
João Paixão - Bombeiro 3ª
António Augusto - Bombeiro 3ª
Onofre Neves - Bombeiro 3ª
Rodrigo Graça - Bombeiro 3ª
Pedro Maranha - Bombeiro 3ª
Samuel Pardal - Bombeiro 3ª
Joaquim Guerra - Bombeiro 3ª
Filipe Carraco - Bombeiro 3ª
Sandra Alves - Bombeiro 3ª
Carlos Galvão - Bombeiro 3ª
Hugo Santa Rita - Bombeiro 3ª
Alexandre Cadima - Bombeiro 3ª
Catarina Cadima - Bombeiro 3ª
Catarina Flórido - Bombeiro 3ª
Pedro (Abrunheira) - Bombeiro 3ª
Mário Santa Rita - Aspirante
Marco (M. da Mata) - Aspirante
Filomena Galvão - A. Maqueira
Paulo Barriga - A. Motorista
Eduardo Morais - A. Motorista
Francisco Moio - A. Motorista
António Fagundo - A. Motorista

Existem concerteza muitos outros, aos quais peço imensa desculpa por não os mencionar, mas sem dúvida MONTEMOR tinha uma das mais prestigiadas corporações de BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO PAÍS, mas alguém um dia sonhou em destruí-la e como vêem conseguiu.
UM BEM HAJA A TODOS ESTES HOMENS E MULHERES, QUE AINDA HOJE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA INGRESSAR NO CORPO ACTIVO COM UM COMANDO CAPAZ DE OS COORDENAR E SENSIBILIZAR PARA ESTA CAUSA TÃO NOBRE QUE É SER BOMBEIRO VOLUNTÁRIO.

Senhores Presidentes é preciso ter muita atenção, antigamente as Direcções passavam e os BOMBEIROS ficavam, hoje ficam as Direcções e os BOMBEIROS são obrigados a sair.
A POPULAÇÃO DESTE CONCELHO TEM DE ESTAR MAIS ATENTA, POIS NÃO PODEM CRITICAR OS BOMBEIROS, MAS SIM AS DIRECTIVAS SEGUIDAS POR ESTE COMNDO/DIRECÇÃO.

Sou de Arazede e conheço pessoalmente quase todos estes BOMBEIROS e deixa-me saudade e muita tristeza não poder contar com a sua mais valia, por isso algo tem de mudar, chega de birrices, criancices e de protagonismo numa ASSOCIAÇÃO criada para ser servida e não para dela se servirem.
Espero que os intervenientes à qual esta carta se dirige tomem uma posição de esclarecimento perante a população deste Concelho, pois esta factura poderá um dia ser cobrada a troco de alguma desgraça.

29/8/05 12:09  
Anonymous Anónimo said...

Entre escombros, na rudeza
da vetusta fortaleza,
batidas do vento agreste,
empedernidas, cerradas,
há duas arcas pejadas
uma d’oiro, outra de peste.

Ninguém sabe ao certo qual
das duas arcas encerra
o fecundo manancial,
que fartará d’oiro a terra
mesquinha de Portugal,
ou qual, se mão imprudente
lhe erguer a tampa funérea,
vomitará de repente
a fome, a febre, a miséria,
que matarão toda a gente!

E nestas perplexidades
e eternas hesitações,
têm decorrido as idades,
têm passado as gerações;
nas guerras devastadoras,
nas lutas brutais e ardentes
entre as raças invasoras
e as povoações resistentes.

Nunca romanos nem godos,
nem árabes, nem cristãos,
duros na alma, e nos modos,
rudes no aspecto e no trato,
chegaram ao desacato
de lhe tocar com as mãos.

Sempre que o povo faminto,
maltrapilho ou miserando,
fosse ele cristão ou moiro
entrou no tosco recinto
para salvar-se, arrombando
a arca pejada de oiro,

Quedou-se, os braços erguidos,
a olhar atónito e errante,
sem atinar de que lado
vinha morrer-lhe aos ouvidos
uma voz de agonizante,
entre ameaças e gemidos:
- Ó Povo de Montemor,
se estás mal, se és desgraçado
suspende, toma cuidado,
que podes ficar pior!

E nestas perplexidades,
e eternas hesitações,
hão-de passar as idades,
suceder-se as gerações,
e continuar na rudeza
da vetusta fortaleza,
batidas de vento agreste,
empedernidas, cerradas,
as duas arcas pejadas,
uma d’oiro outra de peste.

Conde de Monsaraz



E no ano corrente,
ano de 2005 do Senhor
surgiram de repente,
elaboradas sem primor,
duas arcas infectadas
por palavras envenenadas,
emanadas de gentes de Montemor,
que, apesar da sua formação,
não têm educação
e insultam seja quem for.

Pensei que estas arcas virtuais,
Surgidas neste mundo tão agreste,
Não fossem mais umas das tais
que estão carregadas de peste.

Eu

30/8/05 00:10  
Anonymous Anónimo said...

Gostei deste último comentário, mas é necessário o seu complemento.

…e numa noite de grande nevoiro, D. Sebastião reuniu a plebe e disse “vou-me embora, estou cansado, está na altura de dar lugar a outros”…e assim abandona o seu tão querido território,… mas passadas apenas duas semanas, surgem notícias do oriente, e é aí que surge de novo vindo das bandas do castelo de Montemor, o cansado, o desgastado, o imprescindível, mas também sedoso do poder, D. Sebastião, este que ao ver tanto nevoeiro, tenta de todas as formas destruir o pretenso novo reinado, mas, pensava o mesmo que com a cartada lançada, a vitória era imediata, mas não, foi sim, necessário aliar-se ás mais escrupulosas e vazias mentes que nasceram só para servir no seu reinado. Os adversários eram temíveis, esguios como os seus ensinamentos, inteligentes nas manobras, jogavam sempre limpo, era então necessário partir para outro tipo de tabuleiro, mais negro, mais escuro, onde se encaixaram as cinco peças fundamentais como que saídas de um livro de banda desenhada, e elas são o Pêra Branca, o Barba Azul, o outro Rei, o Branco e a ajuda preciosa de São Mateus. Foi com eles que D. Sebastião iniciou uma nova cruzada, a luta pelo seu abdicado reino. Sem dúvida a vitória chegou, numa noite alegre, e chegou porque a plebe não quis jogar com as mesmas armas, essas armas estavam cravadas de ódio, falsidade e do maior mal que afecta os mais fracos, a inveja. Inveja de se não ser tão inteligente, inveja de se não ser tão leal à causa, inveja de não se ter conseguido em vinte anos o que a plebe conseguiu em dois. Abiu-se uma arca, infelizmente foi a da peste, essa que se está alastrar junto ao hospital velho, e que deixará sequelas que nunca irão sarar, e é com elas que D. Sebastião há-de viver em comunhão com o seu reino.

30/8/05 11:27  
Anonymous Anónimo said...

A todos aqueles que escrevem sem erros ortugraficos e aos outros que por motivos aparentemente insignificantes comtrolam o meu destino:
- Eu sou um frustrado, vivo num pais omde as coisas acontecem se dEUS quiser, onde por vontade de este (deus (MiJoca)),uma corporação de bombeiros pode parar no tempo, e viver como se tivece sido acabada de criar, sem regras, sem qualidade, sem justiça, isto isto é: sem nehuma das caratriticas que fazem dos bombeiros, os soldados da paz. (TVI aproveita esta HISTORIA para uma novela)...
Não podemos ficar a ver o nosso pais a arder e sem pedir explicações,quem são os reponsaveis?????????????????????????
Talvez todos nós, que quamdo estamos xateadoos, mesmo chateados , mas mesmo xateados!!!vimos aqui para os blogs mandar postas de pescada... (e era tão simples mandar 1 tiro, Secalhar 2 um na cabeça outro no coração, Só Para ter a certesa)...
ESTÁ NA HORA DE SERMOS NÓS A DITAR AS REGRAS!!!!!!!!
SE OS BOMBEIROS ESTÃO MAL,É PORQUE ALGUEM DISSE QUE O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO,PODIA escolher, (e repito) escolher o homem prar comandar os BOMBEIROS.... (e para vos que não perceberão eu vou agora repetir bombeiros)
SOU BOMBEIRO A MAIS DE DEZ ANOS E NUMCA O MEU NOME APARECEU num jornal( baixo Mondego, É uma alegria)
POIS FIqueM SAbemdo Srs. Mauricio e morais JOca SE houvece decencia neste paìs haveriam tais muniÇões de manguitos que levarião eternidades para limpar...........
e agora basta de tanga ...
ProponHo a todos os Bloguistas de Meia tejela que Por Aqui andão, que me expliquem; estarei eu na lua ou neste pais só damos valor aqueles que na 1ª oportonidade nos FODEM.... ESSES sim são os grandes , agora aqueles que ariscão realmente a vida para fazer valer o lema dos bombeiros(vida por vida) esses são os resaibiados os otarios os anormais.... os que vem a realidade e mesmo assim dizem: - Morais jorge faz-me um filho.(isto é :- o morais jorge é o melhor comandante do pais,do mundo e prque não da europa, só não é ministro porque neste país (mesmo fraco como é ) Há putas mais finas.



E ja agora ... hhóòó tareco não achas que a queda do cumonismo na rusia foi importamte para as taxas de natalidade mundiais....




ps... quanto é que nós portugueses(não de naturalidade, mas de coração e alma) temos mais que soportar para sairmos para a rua e pedir explicações a todos aqueles que dia apos dia se aproveitão do nosso trabalho para subir na vida... e depois dizem : - épá o tempo tambem não ajuda...


PS2:.queria tambem deixar uma lagrima a todos aqueles cuja vida foi roubada brutalmente por incompetentes (sim comandantes como o Morais jorge ) os homens que governam este conto de fa(o)das pesso desculpa queria dizer pais.

12/9/05 09:04  
Anonymous Anónimo said...

Excelente!

Ass: Jim Morrison

17/9/05 02:45  
Anonymous Anónimo said...

Kid Fire para Comandante.
Gande gajo. É assim mesmo. Dá-lhe com força.

8/10/05 03:50  
Anonymous Anónimo said...

PORQUE SOU BOMBEIRO PARTE I
Sou bombeiro porque ainda acredito na humanidade. Nasceu comigo. Não conseguiria nunca ignorar este apelo. Defendermo-nos uns aos outros. Confiarmos em todos nós. Quero dar-me. Apagar fogo. Ajudar na tragédia. Entrar no meio do fumo com a garra de quem têm a justiça e a solidariedade dos homens do seu lado. Quero contribuir comigo para um novo país, e até lá que este, velho, fique um pouco melhor. Continuo a ter esperança no rejuvenescimento nacional baseado no colectivo. Espero, ainda, poder contribuir para o bem público sem ter que me refugiar no enclave da Torre. Acredito que o Homem público, que todos somos um pouco, tem em si a responsabilidade e a bondade de quem se dá à compartilha, em contraste com o exacerbado individualismo que tem escurecido as nossas existências um pouco à moda da «"American Beauty" in slow decay». Entrei para os Bombeiros à muito tempo, não demasiado tempo, apenas bastante, e bastante bons foram os anos em que apesar de termos de aturar o Morais Jorge e a sua corrupção de alguidar construimos uma amizadade e um companheirismo que parecia a toda a prova, valeu-nos muito, muitas vezes, em frentes de fogo e na vida. Valeu-nos tanto, que dura, mesmo depois de alguns quererem a ferro e fogo deitar abaixo o que nós, e muitos antes de nós, construimos, sim, construimos, pois somos nós os peões de brega e ao mesmo tempo os duros blocos da muralha. Ao contrário desse Sr. Mandão-Assustadiço Morais Jorge aprendi na escola de valores dos bombeiros voluntários, que esse tipo nunca frequentou, a coragem e a confiança, o amor pelo próximo e estimulo de querer melhorar o mundo que nos rodeia. Sou em mim muitas gerações, tenho o que nunca teve Morais Jorge, "o peso do passado e da semente", encarno como TODOS OS VERDADEIROS VOLUNTÁRIOS, todos os que desde 1932 fizeram ou fazem parte dos bombeiros. Tenho os a todos no coração. Tenho a amizade de todos quantos conheci, do velho Campos ao Toninho Galvão, do Tio Elisio ao Afonsito, de todos aqueles que não escritos aqui, não ficaram esquecidos. Tenho um grande coração. Tenho bom coração. Sempre corri para os bombeiros num sopro, lá vou eu ofegante, coração ao alto, concentração, alguém precisa de mim e eu, porque sou assim, porque sou bombeiro, digo PRESENTE, sem pensar, sem ponderar os proveitos próprios, mesmo não concordando com as opções à muito desajustadas do comandante Morais Jorge. Ele, o Morais Jorge, NUNCA foi assim. Não sabe sequer o que é. Tentou por muitos anos ser bombeiro. Foi Comandante, sim, mas BOMBEIRO, NUNCA e nunca esteve perto! Felizmente nesses tempos não precisávamos do seu exemplo. Tinhamos boas referências no corpo. Agora uma coisa aprendi nos bombeiros e com os verdadeiros bombeiros. Entre nós, e no que é sério e afecta os bombeiros, não fazemos jogos de poder e, NÃO MENTIMOS. Recuso-me a ter um Comandante que é um mentiroso. Eu estava lá, na reunião em que se despediu do corpo. Como posso confiar num tipo que além de não ser bombeiro, não é de confiança? Atirávas-te ao fogo sabendo que o Comandante que te mandou é um mentiroso e que não podes ter a certeza de que não te vai falhar. O Morais Jorge só quer o protagonismo. Nos bombeiros isso não interessa. O que importa é podermos confiar uns nos outros. Com ele não. Ele nunca foi bombeiro. Eu sempre fui. Ele só lá está para ser Comandante. Eu estou para o que der e vier. Ele é egoista e prepotente. Eu sou voluntário. O Morais Jorge é MAU. Eu sou BOM. Eu sou BOMBEIRO. Nós somos BOMBEIROS.

16/10/05 18:48  

Enviar um comentário

<< Home