sexta-feira, maio 27, 2005

Sócrates venceu mais uma batalha...

Sócrates venceu claramente o debate na Assembleia da República. Mas mais importante do que isso, julgo que, apesar do preço que as medidas propostas exigem aos portugueses, Sócrates terá conseguido vencer no país, mantendo a confiança da sua base eleitoral.
Pela primeira vez desde há muitos anos que não se assistia a uma tentativa séria para enfrentar e resolver as grandes dificuldades que o país atravessa.
Medidas desagradáveis e mesmo polémicas como a do IVA para atalhar no curto prazo ao "monstro" do défice mas um conjunto de medidas articuladas e muito diversificado para atacar algumas das causas estruturais das dificuldades presentes como as que respeitam à reestruturação e modernização da administração pública.
A preocupação em não perder de vista a coesão social e o relançamento da economia com o investimento público e outras medidas foram uma marca importante do inadiável combate ao défice. Aguardemos a implementação com êxito das medidas anunciadas e que a economia se aguente!

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SOCRATES COM ELES NO SITIO

Cargos políticos abrangidos pela extinção das pensões especiais:

Primeiro Ministro
Ministros
Deputados à Assembleia da República
Deputados ao Parlamento Europeu
Provedor de justiça
Membros do governos das regiões autónomas
Deputados às assembleias legislativas regionais
Eleitos locais
Governadores civis

POR FAVOR TIRA-NOS DESTE PANTANO EM QUE NOS DEIXARAM O PSD/CDS

27/5/05 02:25  
Anonymous Anónimo said...

FALTA DE MEMÓRIA OU DE VERGONHA?

Vários economistas do PSD e do CDS, não podendo negar a situação catastrófica do défice público nem as previsões do Banco de Portugal, que apontam para 6,83% do PIB, aproveitaram para ridicularizar a inclusão de duas casas decimais na previsão.
Esqueceram-se de que em Setembro de 2003 Manuela Ferreira Leite corrigiu a previsão anterior do défice para 2,944%, ou seja três casas décimais.
Tenham vergonha na trobeta e deixem de dar constantemente tiros nos próprios pés.

27/5/05 02:32  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

27/5/05 09:59  
Anonymous Anónimo said...

O comment anterior foi retirado porque não estava assinado e considerando o seu conteúdo com linguagem obscena e imprópria não é forma de expressão neste bloog. A falta de educação e brejeirice não cabem neste espaço. Todas as opiniões serão validadas mas dadas com educação

27/5/05 10:10  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem este espaço deve poder ser visitado por pais e filhos e tem de ter pelo menos regras básicas de boa educação. Já quanto aos conteúdos cada um tem a sua opinião e que o faça como pode

27/5/05 10:13  
Anonymous Anónimo said...

Realmente o programa eleitoral de José Sócrates era favorável a estas medidas...não brinquemos! Não me digam que não sabiam que o défice apresentava valores elevados!
As medidas são tão sociais que os parceiros sindicais ficaram bastante satisfeitos! O problema é bem mais grave...abram os olhos e deixem-se de demagogias partidárias!

27/5/05 10:50  
Anonymous Anónimo said...

COMBATA AO DÉFICE

José Sócrates surpreendeu-me pela positiva, embora desejasse, por razões económicas e sociais, que algumas das medidas anunciadas fossem outras.
Há uma larga unanimidade de que as medidas propostas demonstram coragem, desfazendo-se, assim, a ideia de que face ao acto eleitoral autárquico próximo, o governo não se predisponha a correr riscos. Sócrates também esteve bastante bem nas respostas aos seus adversários, tanto melhor quanto a qualidade das intervenções. Há duas intervenções da oposição que se diferenciaram. A de Francisco Louçã pela grande fundamentação técnico-económica e pelo seu brilhantismo parlamentar. Nestas coisas fala quem quer mas convence quem sabe. Pode-se discordar mas tudo foi bem pensado. E Marques Mendes, este não pelo conteúdo, não tem comparação, até porque não sabe, mas pelo estilo. Um estilo algo diferente dos anteriores líderes, de quem assumiu a posição dificil em que se encontra como líder e que precisa de pontes designadamente para dentro do PSD.
O PCP e CDS é para esquecer, sendo as alegações de Nuno Melo de um terceiro mundista de baixo nível educacional e destituída de conteúdo. Ribeiro e Castro deveria estar a contorcer-se na cadeira onde quer que estivesse a ver.

27/5/05 11:43  
Anonymous Anónimo said...

Elevados sim, astronómicos tinhamos esperança que não. Podem discordar das medidas tecnicamente, mas uma coisa agora existe. Agora transpira-se honestidade e sentido de justiça neste governo. Aseriedade é factor é um factor fundamental de coesão.

27/5/05 11:46  
Anonymous Anónimo said...

pois é... finalmente que nao sao os mesmos a pagar a factura. desta vez cabe a todos dividila. a muito que nao se via assim um governo, com coragem e determinação a imagem do seu lider. muito bem... socrates estas de parabens..

27/5/05 13:10  
Anonymous Anónimo said...

Olha heimdall, tinhas razão se o défice fosse elevado como todos os economistas apontavam antes das eleições para 5%,agora com um défice astronómico de quase 7% a quem queres tu enganar. Lembras-te do espalhafato do Durão contra o Guterres aquele da tanga com um défice na ordem dos 4% quando antes da campanha o Durão previa 5%, mas sendo o défice mais baixo lixou tudo, aí tens os resultados meu.HAJA DECENCIA, sejam honestos

27/5/05 14:12  
Anonymous Anónimo said...

É evidente que não percebe heimdall, mas também ninguém o criticará por isso, pois quem dá o que tem a mais não é obrigado. É evidente que nunca perceberá assim qcom essa curta visão das temáticas. Deixe lá não se esforce

27/5/05 14:14  
Anonymous Anónimo said...

José Socrates tem uma coisa boa é sério. Que se cuidem os grupos de pressão que com ele não fazem farinha. Mesmo que fosse mau nunca poderia chegar ao degredo dos anteriores governos de direita neo-liberais.

27/5/05 15:48  
Anonymous Anónimo said...

Todos os esforços e apertos de cinto são aceitáveis quando sabemos que estamos no bom caminho. Quando, como no anterior governo apertáva-mos o cinto mas havia ministros de férias a utilizar os meios do estado como por exemplo o Morais Sarmento, isso sim é lamentável.

27/5/05 15:57  
Anonymous Anónimo said...

Claro!!! todos percebemos esse afastamento "claro" do anterior executivo, como lhe chama. Aliás isso é obviamente claro. Ao menos assuma.

27/5/05 16:30  
Anonymous Anónimo said...

Visão curta...como é possivel? Isto não é um blog de opinião, mas sim um blog completamente partidário em que aí sim, as visões se tornam redutoras...No entanto, tão partidários que eles são que tudo o que é feito está bem, mesmo que sem o cariz social tanto apregoado e defendido...mas afinal qual é a vossa matriz...neste momento é a do Vitor Constâncio que é quem manda!
Aja paciência para tanta incoerência...

27/5/05 16:32  
Anonymous Anónimo said...

Gostaría de saber o que acham da nomeação do fernando Gomes para Administrador da GALP???

27/5/05 16:33  
Anonymous Anónimo said...

Não sei o que eles acham mas eu acho que é exactamente igual á da antiga figura que lá estava, às nomeações feitas pelo ultimo governo, às nomeações que ainda estavam a ser processadas mesmo depois do psd ter perdido as eleições, nunca a máquina do estado esteve tão pesada. Não têm moral para falar.

27/5/05 17:17  
Anonymous Anónimo said...

Bom se existe alguém que regulou as nomeações foi o Eng.º Sócrates...quando tomou posse quase de imediato revê a lei das nomeações políticas e todos os cargos equiparados a director geral e superiores são por nomeação e os outros que são imensos são por concurso público. O PSD com Santana Lopes fez exactamente o contrário, modoficou a lei, mas para o servir e não para servir o país...

27/5/05 17:30  
Anonymous Anónimo said...

parece que alguém encontrou a outra arca e parece-me que é um pouco mais saudavel!!! http://arcadoouro.blogspot.com

27/5/05 18:39  
Anonymous Anónimo said...

Falam tão bem dele porque não tentam contrair o matrimónio com esse sr. sua cambada de rosas......

27/5/05 18:39  
Anonymous Anónimo said...

Foram exactamente esse tipo de comentários que ajudaram a ganhar o José Sócrates, é que isso só revela a podridão que vai na vossa cabeça. há falta de argumentos parte-se para a brejeirice.

27/5/05 18:46  
Anonymous Anónimo said...

isto ja parece o mundo do futebol onde os adeptos não vêm futebol mas vêm o clube!!
E também só vejo pessoas ilumindas e de ideias sãs, onde os seus ideais são os únicos que realmente são puros... parece-me que existe aqui um pouco de extremismo e fanatismo!

arcadoouro.blogspot.com

27/5/05 19:14  
Anonymous Anónimo said...

O PS não sabia que o déficit seria maior do que o governo anterior tinha anunciado? Ainda não vi nenhuma medida anunciada antes das eleições ser cumprida, antes pelo contrário. Governo de esquerda??

Guardião da Praça

28/5/05 00:43  
Anonymous Anónimo said...

Cadilhe acusa Cavaco - SIC

Peso excessivo da função pública atribuído a ex-primeiro-ministro PSD Cavaco Silva.

O ex-ministro das Finanças do PSD, Miguel Cadilhe, responsabiliza o ex-primeiro-ministro Cavaco Silva pelo actual peso excessivo da função pública no Orçamento de Estado. De acordo com a edição de hoje do Expresso, Cadilhe acusa o ex-chefe de Governo de ter contribuído para o aumento da massa salarial dos funcionários públicos - o que faz da administração pública portuguesa a terceira mais cara da União Europeia.

Num texto que vai ser publicado no livro "Cidadania, Uma Visão para Portugal", o ex-ministro das Finanças do PSD, Miguel Cadilhe, escreve que o antigo primeiro-ministro Cavaco Silva é o principal responsável pelo Novo Sistema Retributivo da Função Pública e que esse sistema provocou o aumento da massa salarial dos funcionários públicos, no princípio da década de 90.

De acordo com o texto de Cadilhe, parcialmente publicado no Expresso, o facto dos salários dos funcionários do Estado representarem actualmente 15 por cento do PIB - o que significa que Portugal tem a terceira admnistração pública mais cara da União Europeia - deve-se a uma reforma mal executada por aquele Governo do PSD.

Miguel Cadilhe foi ministro das Finanças de Cavaco Silva.

A verdade é como o azeite, vem sempre ao d'cima.

28/5/05 13:12  
Anonymous Anónimo said...

O começo de uma ditadura

Salazar

Faz hoje 79 anos que um golpe militar deu origem, em Portugal, a uma das mais longas ditaduras mundiais do século passado.

Há um misto de medo e de vergonha quando se recorda a figura sinistra do ditador.

Aqui fica uma das mais tenebrosa e enigmáticas figuras de um Portugal beato, rural e analfabeto – Oliveira Salazar.

Não é, naturalmente, uma homenagem. É um exorcismo.

Para que nunca mais se repitam as torturas, o degredo, as prisões políticas, os Tribunais Plenários, o exílio, as denúncias e as perseguições.

Para que os espancamentos e a brutalidade das polícias sejam erradicadas.

Para que o medo, a fome e a guerra sejam apenas uma dolorosa recordação dos mais velhos.

Carlos Esperança - PONTE EUROPA

28/5/05 13:53  
Anonymous Anónimo said...

Não passamos disto...mais medidas de cosmética!Será que ainda não entenderam que enquanto não se fizerem reformas a sério na função publica,justiça,finanças e educação não vamos sair da cepa torta...Mas pelo vistos ainda há quem acredite nisto.Até quando?!

1/6/05 15:31  
Anonymous Anónimo said...

Realmente Administardor ÉS CRENTE!
E não és o único! Eu sei.. Não há nada melhor que um bom êxtase da euforia partidária colectiva e três vivas à democracia de fim de semana, é tão bom pra quem tem a barriga cheia e a vida vazia.
Por certo não és como eu que tenho um azar do ca..lho, penso por mim, não sou católico, não digo ámens, não digo ya men, e estou farto de cair da laranjeira para a seguir me picar todo na roseira (silveira). E tudo na mesma! Tenho vontade mas é de um bom punho cerrado daqueles que dão murros na mesa e basta. Que não fazem joguinhos de treta e enfim verdadeiramente se preocupam - politicos que talvez nunca houve. O poder é prepotente. O PS e o PSD e o CDS-PP e o PC -coitado - e muitos outros a preceito são tudo a mesma carneirada, taxista, corrupta, mentirosa, carreirista.
Abre a pestana pá. Que me dizes da Moderna e das Metralhadoras e das reforma Milionárias da CGD ou dos belos sobreiros e da corruptela foleirosa por aí abaixo? E agora, que me dizes da GALP ou de acordar ontem com o escândalo da legalíssima acumulação de reforma milionária, por seis anos de trabalho no Banco de Portugal, com o pobre ordenado de ministro, com a agravante de a lei orgânica que permitiu triplicar o ordenado dos dirigentes ter sido proposta e aprovada no mandato da direcção do BP, da qual esse ministro fez parte. Abre a pestana pá. Se calhar estás a fazer o trabalho e a ficar para trás. Àmen

Clara Evidente

4/6/05 05:07  

Enviar um comentário

<< Home